As autoridades do Rio de Janeiro estão a desenvolver esta quarta-feira uma nova fase da “Operação Contenção” contra o grupo criminoso Comando Vermelho. Da operação resultaram já dois mortos, dois feridos e pelo menos 16 detenções, segundo a CNN Brasil.

Segundo avança a imprensa brasileira, as forças de segurança foram mobilizadas de madrugada para a Vila Kennedy, que fica na zona oeste da cidade. Esta área é usada como uma base pelos traficantes do Comando Vermelho para tentarem entrar nas comunidades em redor que são controladas por forças rivais, como o Terceiro Comando Puro, refere o site G1 da Globo.

Na ação desta manhã, os agentes cercaram a comunidade de Vila Kennedy e um grupo de criminosos fugiu e foi perseguido até à região do Realengo, onde acabou por se registar um tiroteio e do qual resultaram os dois mortos e dois feridos. Houve apreensão de armas e granadas pelas autoridades.

Rio de Janeiro. A operação histórica montada para encurralar traficantes na mata, os corpos em fila e as críticas de Brasília

Os agentes das forças de segurança apreenderam também uma grande quantidade de droga (como cocaína e crack) que estava escondida numa sala de uma escola da comunidade de Vila Kennedy que se encontrava então encerrada. Aparentemente, esta escola era utilizada como “esconderijo para traficantes”.

Face a esta situação, as autoridades locais suspenderam as atividades em 16 estabelecimentos de ensino naquela zona. Em paralelo, a circulação dos transportes públicos na região de Vila Kennedy foi igualmente condicionada, com o desvio preventivo de pelo menos 32 linhas de autocarro por razões de segurança.

A operação conta com o envolvimento do Comando de Operações Especiais (COE) — uma divisão de elite da Polícia Militar que inclui o conhecido Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) — e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), entre outras forças de segurança.

“Estamos atuando de forma integrada para enfraquecer a estrutura desta organização criminosa que insiste em desafiar o Estado, e que está diretamente envolvida em práticas criminosas que não só atingem o cidadão de bem, como também ameaçam a vida dos agentes de segurança de todo o Rio de Janeiro”, disse o secretário estadual da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, em declarações citadas pelo G1.

Rio de Janeiro. Megaoperação com milhares de polícias falhou redondamente o objetivo: nenhum líder do Comando Vermelho detido

Recorde-se que no final de outubro as autoridades lançaram uma megaoperação que ficou envolta em enorme polémica, face aos 121 mortos registados. O cumprimento dos objetivos desta “Operação Contenção” ficou aquém do expectável, segundo um relatório divulgado na altura pela Reuters, já que nenhum líder do Comando Vermelho foi então detido.

Apenas cinco das pessoas identificadas pelos procuradores na denúncia que deu base à operação foram detidas e nenhum deles era um dos líderes do Comando Vermelho, grupo criminoso que domina a região brasileira, sobretudo a área envolvente à Serra da Misericórdia, onde estão os complexos da Penha e do Alemão.