É o país que criou o futebol e continua ser o país que domina o futebol, pelo menos no que toca a clubes. Esta quarta-feira, na noite que encerrou a fase de liga da Liga dos Campeões, Inglaterra voltou a superiorizar-se a todos os outros e só não ganhou um dos seus seis jogos. Para além disso, as seis equipas inglesas apuraram-se para a fase eliminar e apenas uma não conseguiu a entrada direta nos oitavos de final. Desta forma, a competição está bem encaminhada para ter as formações da Premier League nas partidas decisivas e para ter, na próxima temporada, sete equipas de Inglaterra na fase principal.

O único resultado negativo que saiu desta oitava jornada, para Inglaterra, foi o empate do Newcastle em casa do PSG (1-1), num jogo que deixou as duas equipas fora do top 8 e, consequentemente, da entrada direta nos oitavos de final. Nesse sentido, os magpies são a única formação oriunda da Premier League que vai disputar o playoff, encontrando agora Monaco ou Qarabag, com a segunda mão a acontecer em Terras de Sua Majestade, no St. James Park. Noutro dos grandes jogos desta quarta-feira, o Chelsea, com Pedro Neto a titular, até começou a ganhar no Estádio Diego Armando Maradona, com golo de penálti do ex-Benfica Enzo Fernández (19′). Contudo, dois passes de Mathías Olivera para as finalizações certeiras de Antonio Vergara (33′) e Rasmus Hojlund (43′) viraram o jogo a favor do Nápoles ainda na primeira parte.

Antes do verdadeiro torneio, o jogo foi tão incrível que ninguém se ficou a rir: PSG e Newcastle empatam e vão ao playoff

Com Cole Palmer a entrar para o lugar de Neto ao intervalo, os blues regressaram do balneário com outra cara e, pouco depois da passagem da hora de jogo, João Pedro voltou a empatar o jogo (61′). O avançado brasileiro estava determinado em ser o herói da noite napolitana e, na reta final, voltou a fazer das suas, dando a vitória ao Chelsea depois do passe de Palmer (82′). Já em Londres, o ex-Sporting Viktor Gyökeres voltou à titularidade frente ao Kairat Almaty e marcou logo a abrir (3′). Contudo, os cazaques, que contaram com Luís Mata e Jorginho no onze, responderam de imediato, com este último a empatar de penálti (7′). Ainda assim, Kai Havertz (15′) e Gabriel Martinelli (36′) restabeleceram a vantagem dos gunners na primeira parte. No tempo de descontos da segunda metade, Ricardinho ainda reduziu (90+3′), mas os três pontos ficaram em Inglaterra, com o Arsenal a rubricar uma fase de liga só com vitórias.

A goleada da jornada surgiu de Liverpool, com a equipa de Arne Slot a golear o Qarabag por 6-0. Alexis Mac Allister inaugurou as contas (15′) e Florian Wirtz faturou ainda na primeira etapa (21′). Na segunda, Mo Salah (50′), Hugo Ekitike (57′) e Mac Allister (61′) deram contornos de goleada ao resultado nos instantes iniciais e Federico Chiesa fechou as contas no fim (90′). Na Alemanha, o Deutsche Bank Park recebeu o confronto entre Eintracht Frankfurt e Tottenham, que colocou frente a Aurélio Buta e João Palhinha. Contudo, os golos só apareceram na etapa complementar e foram favoráveis aos spurs: Randal Kolo Muani (47′) e Dominic Solanke (77′). A fechar, o Manchester City, com o capitão Bernardo Silva e Matheus Nunes no onze, superou o Galatasaray, com Erling Haaland (11′) e Rayan Cherki (29′) a faturarem na primeira meia-hora.

Feitas as contas, o Arsenal terminou a fase de liga no primeiro lugar, com 24 pontos em 24 possíveis. Seguiram-se Liverpool (terceiro com 18) e Tottenham (quarto com 17), com o Chelsea a concluir no sexto posto, com 16 pontos. No oitavo e último lugar de acesso aos oitavos de final ficou o Manchester City, com os mesmos 16 pontos, que acabou por beneficiar do triunfo do Benfica frente ao Real Madrid.  Com 14 pontos, o Newcastle foi 12.º, falhando os oitavos. Em termos globais, Inglaterra terminou esta fase de liga com 105 pontos e um aproveitamento de 73%. Ao todo, as formações inglesas ganharam 33 jogos, empataram quatro e perderam apenas nove. Em termos de golos, foram apontados 109 tentos e sofreram 45 em 48 jogos.

O domínio inglês é extensível às restantes competições europeias sendo que, ainda antes do encerramento da fase de liga da Liga Europa, a Premier League é a única liga da UEFA com todas as equipas em competição. Na segunda competição de clubes do velho continente, o Aston Villa repetiu a faceta dos grandes do seu país e garantiu, antes da última jornada, o apuramento direto para os oitavos de final, com 18 pontos (sete vitórias e uma derrota), ao passo que o Nottingham Forest está apurado para o playoff e tem uma ténue esperança de chegar ao top 8 (três vitórias, dois empates e duas derrotas). Na Liga Conferência, o Crystal Palace juntou-se, para já, ao Newcastle como únicas equipas a não conseguirem um lugar no top 8. Os londrinos terminaram a fase de liga com dez pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas), a dois do oitavo lugar, e vão defrontar os bósnios do Zrinjski Mostar no playoff.