Nova Iorque e a parte da região nordeste dos Estados Unidos encontram-se em estado de emergência com a chegada de uma ciclogénese explosiva, que traz consigo o alerta para a possível maior tempestade de neve numa década.
Cerca de 40 milhões de pessoas estão já a sentir os efeitos do mau tempo desde o final do dia de domingo, com queda intensa de neve e fortes ventos. Só em Nova Iorque a previsão de queda de neve aponta para até 10 centímetros de altura por hora nos momentos mais adversos.
Nos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Connecticut foi mesmo declarado estado de emergência pelas autoridades locais, com o mau tempo a obrigar ao cancelamento de milhares de voos e à interrupção do serviço ferroviário durante a noite.
The winter storm continues to rapidly intensify off the coast of Virginia and North Carolina, now producing heavy snow and gusty winds from Virginia Beach to Philadelphia to New York City to Newport, Rhode Island.
Follow live updates: https://t.co/cEU2qGt2XW
— ABC News (@ABC) February 23, 2026
De acordo dados compilados pela NBC até às 04h00 locais (09h00 em Portugal continental) desta segunda-feira, pelo menos 860 voos tinham sido cancelados no aeroporto internacional de Newark, outros 1.025 no aeroporto de La Guardia e ainda 1.083 no aeroporto JFK.
As escolas de Nova Iorque estarão fechadas esta segunda-feira, em função das previsões adversas, por decisão do mayor Zohran Mamdani, que anunciou na rede social X o primeiro ‘dia de neve’ para as escolas novaiorquinas desde 2019. O presidente da Câmara de Nova Iorque deverá tomar ao final do dia uma decisão sobre terça-feira, face à evolução do estado do tempo.
Já durante esta manhã foi registada uma queda de neve entre os 2,5 e os 7,5 centímetros por hora e com previsão de intensificação nas próximas horas, sobretudo nas zonas de Nova Jérsia, Nova Iorque, Long Island, Hartford, Connecticut, Providence e Rhode Island.
Houve inclusivamente relatos de trovoadas de neve na região de Nova Jérsia e, segundo a ABC, foram reportadas falhas no abastecimento de eletricidade em Nova Jérsia, com pelo menos 21 mil pessoas sem luz, e Virginia, com cerca de 12 mil pessoas afetadas.
The call has been made! NYC Public Schools will have a full snow day tomorrow. pic.twitter.com/2tXF3Wo3TY
— Mayor Zohran Kwame Mamdani (@NYCMayor) February 22, 2026
A tempestade de neve decorre da ciclogénese explosiva — ou ciclone-bomba — que se formou a partir da corrente de jato polar que sopra ar frio do Canadá para o sul e para o leste em direção ao Oceano Atlântico, que é quente graças à corrente oceânica conhecida como Corrente do Golfo.
Face ao encontro das duas massas de ar — uma fria e outra quente — cria-se um sistema de baixa pressão, o que resulta na formação de nuvens e no desenvolvimento de condições para tempestades, como esta que agora se abate sobre os três estados do nordeste dos EUA.
Estes fenómenos — como se verificou em janeiro, em Portugal, com a Kristin — podem trazer fortes ventos, chuva, inundações e nevões.
[O acampamento mais importante do ano. O concurso de Miss com biquinis minúsculos. E o obscuro ritual tântrico em grupo. Ouça o quarto episódio de “Os segredos da seita do yoga”, o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pela atriz Daniela Ruah, com banda sonora original de Benjamim. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro]
Um aviso de tempestade é emitido perante a existência de ventos de pelo menos 60 quilómetros/hora ou escassa visibilidade durante um período mínimo de quatro horas, face às condições propícias para tempestade de neve.
6:47pm: Heavy snow is occurring at our office on Brookhaven National Labs in Upton, NY. Winds are picking up with near white out conditions. Here is a short video taken in the front of our office. pic.twitter.com/LsR7nDcAek
— NWS New York NY (@NWSNewYorkNY) February 22, 2026