O Tribunal de Loures decidiu esta quinta-feira prender preventivamente o jovem de 16 anos suspeito de violação, ameaça, coação sexual e sequestro de duas colegas, de 17 e 18 anos.
Num comunicado esta manhã divulgado pela Polícia Judiciária (PJ), as autoridades esclarecem que “os factos ocorreram na madrugada do dia 20 de março”, durante uma visita de estudo de mais de um dia, na Lourinhã e, por isso, os adolescentes “pernoitavam numa Pousada da Juventude ali localizada”.
O facto de pernoitar no mesmo local que as vítimas terá sido a oportunidade para o adolescente levar a cabo os atos “cometidos no quarto partilhado pelas vítimas e na casa de banho comum do alojamento, onde o arguido se chegou a trancar com uma delas”.
Uma queixa apresentada à GNR por umas das vítimas levou as autoridades a interrogar ambas as jovens, bem como “duas testemunhas, tendo sido realizadas todas as medidas cautelares adequadas”, já no âmbito das investigações.
“Vítimas e arguido são estudantes, numa escola secundária no distrito de Aveiro, frequentando todos o 10.º ano, na mesma turma”, revela a PJ. Por esse motivo e pelo “grande alarme familiar e social gerado pelas agressões sexuais, procedeu-se à sua detenção fora de flagrante delito”.
O adolescente detido foi esta quinta-feira presente a primeiro interrogatório judicial para efeitos de aplicação de medidas de coação, para responder a acusações por crimes de violação, ameaça e coação sexual agravados, sequestro e ameaça simples.