A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito da prática de vários crimes de violação, abuso sexual de crianças e atos sexuais com adolescentes, ocorridos entre 2023 e 2025, em Vila Nova de Gaia, foi esta quinta-feira anunciado.

Segundo a PJ, a vítima, “uma menina atualmente com 15 anos”, terá sido abusada ao longo de dois anos, “pelo elemento masculino de um casal amigo da família da menor, com quem coabitava e a quem chamava tio”.

Não obstante os abusos terem começado em finais de 2023, a investigação apenas teve início “quando uma profissional de saúde, a quem as suspeitas foram reportadas, deu conhecimento à polícia, no passado mês de junho”, esclarece em comunicado.

Refere também que “a vítima e o agressor são cidadãos estrangeiros e que as práticas abusivas terão tido lugar na residência que partilhavam, em períodos em que a menor ficava aos cuidados do agressor e sua mulher, nas ausências da mãe no país de origem”.

A PJ acrescenta que a menina apenas conseguiu relatar os abusos muito recentemente, “quando começou a criar alguns laços com cidadãos nacionais, apesar de se encontrar em grande sofrimento psíquico, ao ponto de se automutilar e atentar contra a própria vida”.

O detido, com 38 anos, sem antecedentes criminais em Portugal, será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.