A constante subida do sim pela independência da Escócia nas sondagens do referendo do próximo dia 18 de Setembro está a criar nervosismo nos mercados financeiros. O valor da libra em comparação com o dólar caiu 0.5% depois de na terça-feira terem sido divulgados os resultados de uma sondagem do portal YouGov para o jornal Sun. O não tinha 48% das intenções de voto e o sim 42%, sendo que os indecisos e abstencionistas são 10%. Uma vez contabilizados os indecisos, a sondagem aponta que 53% dos votos vão para os que querem continuar a fazer parte do Reino Unido e 47% para os independentistas.

O mais significativo desta sondagem é a confirmação da ascensão rápida do movimento independentista nas últimas três semanas, escreve o El País, quando faltam poucos dias para o referendo. Este aumento já havia sido constatado pelas sondagens anteriores do YouGov, apesar de o “não” continuar a liderar.

Este aumento relâmpago surgiu depois de em Abril ambos os lados parecerem estagnados. Paradoxalmente, a recuperação do movimento independentista começou a refletir-se após o mau desempenho do seu líder, Alex Salmond, no primeiro debate frente a frente com o representante da campanha unionista, o ex-ministro do tesouro, Alistair Darling, no passado dia cinco de Agosto. Antes daquele debate, o YouGov previa 55% dos votos para o não e 35% para os independentistas. Alguns dias depois, a diferença já tinha reduzido para 51% e 38%. No segundo debate, Salmond foi muito mais agressivo, pelo que Darling acabou por ser completamente dominado pelo líder do Partido Nacional Escocês (SNP).

Após esta última sondagem, o presidente da consultora YouGov, Peter Kellner, admite que os independentistas “têm a vitória ao alcance das mãos”, principalmente se mais membros do partido trabalhista escocês apoiarem a independência. “O resultado vai ser imprevisível”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os mercados parecem achar o mesmo, escreve o El País. Pela primeira vez desde que começou a campanha do referendo, surgiu algum nervosismo. Na terça-feira, o valor da libra esterlina caiu 0.5% face ao dólar, ficando a 1,6533 dólares por libra. A taxa de juro da libra a 10 anos subiu cinco pontos, até 2,434%.

Hans Redeker, analista da Morgan Stanley, afirmou ao Financial Times que estes movimentos na banca devem-se à sondagem que dava mais hipóteses ao cenário de independência da Escócia.

Em declarações à BBC, o líder do movimento independentista, Alex Salmond, afirmou que a independência “está mais certa que nunca” e assegurou que a campanha está a chegar cidadãos que nunca se tinham interessado por política, algo que ele definiu como “sensação democrática.”

Se quiser ficar a saber mais sobre o referendo de independência da Escócia, pode assistir ao nosso episódio das Conversas à Quinta dedicado ao tema: “A Escócia e a Catalunha vão ser independentes?”