Privilegiando os dois principais campeonatos de resistência, em Terras do Tio Sam mas também no Velho Continente, a Ford Motor Company confirmou o seu envolvimento, nas próximas temporadas, tanto no campeonato norte-americano de resistência IMSA WeatherTech Sportscar, como no FIA World Endurance Championship. Ainda segundo a marca da oval, a participação em ambos os campeonatos será feita com a inscrição de dois Ford GT.
Recorde-se que a Ford já garantiu vitórias em ambas competições esta temporada, com o Ford GT conduzido pelo francês Sébastien Bourdais, o americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller a garantir o 1.º lugar na classe GTE Pro das últimas 24 Horas de Le Mans. Isto, ao mesmo tempo que os dois outros carros da equipa terminavam no 3.º e 4.º lugares.
Contudo, ainda antes deste resultado, Marino Franchitti, Andy Priaulx e Harry Tincknell já haviam conseguido o primeiro pódio com um Ford GT, em Spa-Francorchamps, corrida em que terminaram no 2.º posto.
A primeira vitória do Ford GT aconteceu do outro lado do Atlântico, no campeonato norte-americano IMSA GT, com Richard Westbrook e Ryan Briscoe a terminarem, em Maio, a corrida de Laguna Seca, na liderança.
“Estamos empenhados na competição em todo o mundo com o WEC e o IMSA”, comentou o vice-presidente executivo da Ford e director técnico, Raj Nair. “O objectivo declarado do nosso programa Ford GT era vencer Le Mans, e estamos muito orgulhosos de termos sido capazes de o fazer no nosso primeiro ano. Ao comprometer-nos com um programa com um total de quatro anos, em ambos os campeonatos, isso mostra o quão a sério estamos a levar o programa desportivo do Ford GT em todo o mundo”, sublinhou.