Depois de semanas de rumores e especulações, é oficial: o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle são namorados. A confirmação chegou através de um comunicado emitido esta terça-feira pelo Palácio de Kensington — divulgado nas redes sociais –, onde se assume o namoro entre o neto da Rainha Isabel II de Inglaterra e a afro-americana da série Suits ao mesmo tempo que se manifesta revolta com os meios de comunicação social.

Na semana passada, uma linha foi cruzada. Meghan Markle tem sido alvo de uma onda de abusos e de assédio, alguns deles muito públicos: a primeira página de um jornal nacional; as conotações raciais do comentário, a discriminação e o racismo nos media e os comentários de artigos online”, lê-se no comunicado.

O comunicado escrito em nome do príncipe de 32 anos refere-se às críticas que têm surgido contra Meghan Markle, uma norte-americana de 35 anos conhecida por ser atriz, modelo, escritora, editora, defensora das mulheres nas Nações Unidas mas também divorciada do produtor Trevor Engelson, com quem esteve casada entre 2011 e 2013, e com raízes afro-americanas — raízes essas que há quem defenda não corresponderem às expetativas de uma família real.

No comunicado, o príncipe Harry chega mesmo a acusar os meios de comunicação de serem “racistas e sexistas” e declara que está preocupado com a segurança da namorada, pedindo respeito pela sua privacidade. Os representantes do Palácio de Kensington ainda afirmam que, apesar de perceberem a curiosidade da imprensa , foram ultrapassados todos os limites de respeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Harry está preocupado com a segurança de Miss Markle e está muito desapontado por não ter conseguido protegê-la. Não é correto que Miss Markle esteja no centro de uma tempestade quando ainda só namoram há alguns meses. Isto não é um jogo — é a vida deles”, conclui o comunicado.

O casal ter-se-á conhecido através de amigos em comum e terá começado a namorar no passado mês de agosto, depois de Meghan Markle ter terminado uma relação de dois anos com o famoso chef Cory Vitiello. O último namoro oficial do príncipe Harry, com a bailarina Cressida Bonas, terminou em abril de 2014.