O realizador Alberto Seixas Santos morreu esta madrugada, aos 80 anos, em sua casa em Lisboa. A notícia foi avançada pelo jornal Público. Seixas Santos estava doente há cerca de um ano.

Entre as principais obras de Alberto Seixas Santos, cinesta consagrado do Cinema Novo Português, estão Brandos Costumes (1975), Gestos e Fragmentos (1982), Mal (1999) e A Rapariga de Mão Morta (2005). Seixas Santos ajudou a fundar o Centro Português de Cinema.

Brandos Costumes, a sua primeira longa-metragem, rodada entre 1972 e 1975 e escrita em parceria com os escritores Luiza Neto Jorge e Nuno Júdice, traça um paralelo entre o quotidiano de uma família da média burguesia e o trajeto do regime emanado do golpe militar de 28 de maio de 1926. Este filme foi selecionado, em competição, para o Festival de Cinema de Berlim.

Alberto Jorge Seixas dos Santos nasceu a 20 de março de 1936, em Lisboa. Frequentou o Curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A partir de 1958 trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações. Em 1962 estudou em Paris, frequentando o Institut d’Hautes Études Cinématographiques e, no ano seguinte, a London Film School.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR