As famosas chamuças de legumes da Bina. Está aqui tudo, segredos incluídos. Muitas vezes confeccionadas com massa de crepes chineses, encontra aqui também a receita da massa tradicional. Como diz a Bina, podem fazer-se chamuças de legumes com o que tivermos em casa, em cubos pequenos. O que se segue é, portanto, sujeito a adaptações.”

K_coentros&masala_REAL

“Coentros & Garam Masala” saiu em novembro, editado pela Marcador, e custa 18,95€.

Ingredientes

Massa

750g de farinha de trigo
3 chávenas de água
4 c. de sopa de óleo vegetal

Recheio

4 dentes de alho
1/2 dedo de gengibre
1 molho de coentros
1/2 limão
2 cebolas
1 piripiri verde
2 batatas
2 cenouras
1 lata de milho média
200g de feijão-verde
200g de ervilhas

Temperos

1 c. de chá rasa de açafrão-da-índia
2 c. de chá de pó de coentros e cominhos (dhanajiru)
1 c. de café de sementes de mostarda
1 c. de café de cominhos inteiros
Óleo vegetal

Confeção

Massa

Disponha a farinha num alguidar em formato de vulcão e deite a água e o óleo num buraco aberto no meio. Amasse com uma mão e segure no recipiente com a outra, rodando-o. Depois de bem amassada, deixe repousar cerca de dez minutos. Fazem-se bolas pequeninas e estendem-se em formato de crepe. Cada crepe dá para duas chamuças. Esta massa é semelhante à dos rotis mas deve ser estendida muito fininha, menos de um milímetro, por isso há que manter as mãos enfarinhadas. Cada semicírculo é depois recheado e dobrado em três, em envelope. Tenha cuidado ao dobrar as pontas para o recheio não sair.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recheio e chamuças

Faça uma pré-cozedura dos legumes (cinco minutos) e coe. Num tacho largo, prepare um estrugido forte com sementes de mostarda (rhai) e cominhos inteiros e continue com o refogado, que leva alho, gengibre, cebola e piripiri verde, tudo picadinho. Tempere com sal e um nadinha de açúcar. Junte os legumes pré-cozidos e misture bem. Como a receita não leva água, em poucos minutos está pronto.

Para rechear as chamuças, deve esperar que o preparado arrefeça. Junte, a frio, coentros picados e uma cebola picada. Prove para conferir o sal. As chamuças fritam em óleo bem quente. Em alternativa, pode levá-las ao forno. Pincele-as com óleo e disponha-as num tabuleiro coberto com papel vegetal. Vire ao fim de dez minutos.

Receita retirada do livro “Coentros & Garam Masala”, de Bina Achoca. Pode ler o artigo sobre o livro aqui.