Francisco Assis não fechou esta quarta-feira a possibilidade de o PS apresentar uma moção de censura ao Governo de Passos Coelho depois das eleições de domingo, tal como o Observador avançou. O candidato socialista disse, no entanto, que “para já essa é uma não-questão”, mas acrescentando que no dia a seguir à noite eleitoral o cenário não está fora de causa.

Em resposta aos jornalistas, Francisco Assis pediu para já uma “grande moção de censura nacional ao Governo no próximo domingo e estou confiante que é isso que vai suceder, que os portugueses vão claramente censurar a linha de orientação política que tem sido seguida por este Governo”.

O candidato diz que é natural que haja “leituras” a fazer dos resultados eleitorais e que “essas leituras devem começar a fazer a partir de domingo à noite e não devemos neste momento concorrer para uma especulação que prejudicaria a discussão que está em curso”.

Os socialistas preferem, durante a campanha não oficializar a apresentação, porque “seria negativo” se algum partido fizesse agora essa discussão, mas pedem a legitimidade nas urnas para terem capital político para o fazer. “O que o secretário geral disse foi o que eu acabei de dizer: que chegou a hora de uma censura nacional ao Governo”.

E depois de domingo? “Depois de domingo é quase o infinito. Há muito tempo. Tanta coisa vai acontecer”, respondeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR