O número de doentes infetados com a bactéria da Legionella que já tiveram alta subiu esta sexta-feira para 44, de acordo com a informação avançada ao Observador pelo presidente da Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARS LVT).

Ainda na quinta-feira o número fixava-se nos 19 doentes com alta, pelo que mais do que duplicou em 24 horas. “Este é o dado mais importante a revelar neste momento sobre o surto da Legionella“, frisou Cunha Ribeiro.

O número de vítimas mortais deste surto, que até quinta-feira tinha afetado 311 pessoas, mantém-se nas sete confirmadas e uma em investigação, segundo a Direção-geral de Saúde.

Esta tarde, pelas 17h00, serão apresentados no Ministério da Saúde, com a presença do ministro da Saúde, do ministro do Ambiente e do diretor-geral de saúde, “os resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela taskforce constituída para acompanhar o surto de Legionella em Vila Franca de Xira”, revelou o gabinete do Ministério da Saúde, em comunicado.

Esta sexta-feira está também a ser marcada no setor da saúde pela greve dos enfermeiros. Segundo o sindicato (SEP), a adesão rondou no turno da noite, em média, os 78,6%, e mesmo nos cinco hospitais e centros hospitalares que foram obrigados a chamar todos os enfermeiros escalados para cumprirem os serviços mínimos (por força de um despacho do Ministério da Saúde publicado na quinta-feira à noite) estão a revelar altas taxas de adesão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR