Desde que a sonda Rosetta se aproximou do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e o começou a orbitar, que tem tentado descobrir tudo o pode sobre este corpo celeste. Neste momento, os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) estimam que o cometa, que ainda se encontra a mais de 500 milhões de quilómetros da Terra (quase a 450 milhões de quilómetros do Sol), tenha 4,1 quilómetros de comprimento e 3,2 quilómetros de largura.

Os dados obtidos pela Rosetta ainda não são definitivos porque mesmo orbitando o cometa, há regiões que, por se encontrarem na sombra, ainda não foram registadas e medidas. Estima-se que o cometa, que tem 10 mil milhões de toneladas, exerça uma força da gravidade muito fraca – o módulo Philae pesa o equivalente a 100 quilogramas na Terra, mas apenas um grama no cometa.

O Chury, diminutivo do cometa, tem, segundo os cientistas, a forma de um pato de borracha de brincar. Enquanto o lobo maior mede 4,1 quilómetros de comprimento de largura, 3,2 de largura e 1,3 de altura, o lobo mais pequeno (também chamado de cabeça), onde pousou o módulo Philae, tem 2,5 quilómetros de comprimento, 2,5 de largura e dois de altura.

A ESA colocou o cometa a flutuar sobre algumas cidades europeias – Madrid, Roma, Londres, Amesterdão e Darmstadt – e o Expresso decidiu aplicar o mesmo princípio às cidades de Lisboa e Porto.

Corrigido: massa do cometa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR