Dois dias, 14 palcos, 55 artistas e cerca de setenta horas de música: assim arranca nesta sexta-feira o Vodafone Mexefest, com uma proposta diversificada e intensa. O festival aposta sobretudo no pop/rock alternativo, na música eletrónica e no hip hop com espetáculos a acontecer simultaneamente em vários espaços de Lisboa, como o Cinema São Jorge, o Coliseu dos Recreios, a Casa do Alentejo, a Igreja São Luís dos Franceses, o Palácio Foz, entre outros.
Apesar de possuir alguns cabeças de cartaz, como St. Vincent, Perfume Genius, Cloud Nothings, Tune-Yards e Wild Beasts, o cartaz do Vodafone Mexefest reúne algumas das principais bandas emergentes da atualidade, com o objetivo de dar a conhecer novos grupos, incluindo artistas portugueses. Mas com tantas propostas e novidades, como saber quais os concertos a que vale a pena ir?
O Observador elaborou um guia interativo para que fique a conhecer todos os artistas que se vão apresentar no festival. Fomos à página Last.fm e, de acordo com a classificação por etiquetas feita pelos utilizadores, agrupámos as bandas por género. Cada grupo é representado por uma cor e no centro está ou o cabeça de cartaz ou o grupo mais popular. Desta maneira, a partir das bandas que já conhece, poderá descobrir outras com sonoridades similares. Ao passar o rato sobre o sinal (+), é possível ver um vídeo da banda e ler informações sobre o local e o horário do concerto.
Mas atenção: esta classificação não é definitiva e há grupos que podiam pertencer ou relacionar-se com diferentes categorias. A melhor solução? Ir ao concerto e verificar as semelhanças e diferenças em direto, enquanto descobre nova música.
Milton Cappelletti