O antigo jogador de futebol americano OJ Simpson foi libertado da prisão este domingo, ficando em liberdade condicional, após cumprir 9 anos de pena numa prisão no estado do Nevada. Simpson cumpriu pena por assalto à mão armada, assalto com arma letal e 10 outros crimes que datam de 2008, depois de um confronto num hotel em Las Vegas.

A liberdade condicional tinha sido acordada em julho deste ano, numa audiência em tribunal.

OJ Simpson vai sair em liberdade condicional

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa publicação no Facebook, o Departamento Prisional do Nevada divulgou imagens da libertação de OJ Simpson na manhã deste domingo. Confirmaram que o ex-recluso, agora com 70 anos, foi libertado às 07h08.

Posted by Nevada Department of Corrections on Sunday, October 1, 2017

Uma das condições de libertação implica que seja sujeito a supervisão ao longo dos próximos cinco anos.

O jogador de futebol foi condenado a 33 anos de prisão em 2008 após ter entrado de rompante num quarto de hotel em Las Vegas com outros cinco arguidos numa tentativa de “recuperar” objetos pessoais de dois colecionadores ligados à liga norte-americana de futebol (NFL).

Na altura, Simpson disse que as fotografias eram suas e da sua família – e foram mais tarde devolvidas ao jogador após decisão legal de que eram propriedade sua.

A condenação aconteceu exatamente 13 anos após ter sido absolvido do crime de duplo-homicídio da sua ex-mulhere do namorado desta, Nicole Simpson e do amigo Ron Goodman. O julgamento de OJ Simpson de 1995 é recordado por muitos como o mais mediático de sempre.

O seu julgamento teve uma cobertura jornalística e atenção pública nunca antes vista: um jogador da NFL e estrela de Hollywood (participou em várias séries e filmes depois de ter deixado a competição) estava a ser acusada de matar duas pessoas. Apesar de ter sido absolvido – marcado pelo tamanho das ‘luvas’ usado no crime -, Simpson foi considerado “passível” pelos homicídios pelo júri e ficou obrigado a pagar 33,5 milhões de dólares (cerca de 28,3 milhões de euros) às famílias das vítimas.

“Se a luva não serve, tem de ser absolvido”, disse na altura o advogado de Simpson (Foto: VINCE BUCCI/AFP/Getty Images)

Quanto aos crimes de 2008, em 2013 o Quadro de Liberdade Condicional do Nevada deu-lhe a possibilidade de exigir liberdade condicional mas só para alguns dos crimes de que tinha sido condenado. Uma das vítimas de Simpson, Bruce Fromong, testemunhou a favor do ex-jogador, o que se tornou determinante para a libertação.

Simpson tornou-se uma figura de culto na NFL ao bater recordes de marcação enquanto jogou para os Buffalo Bills. Reformou-se dos campos de futebol em 1979 e entrou em séries e filmes durante uns anos, como por exemplo o filme The Naked Gun (1988).

A série de 2016 do canal FX, The People v. O. J. Simpson: American Crime Story dramatizou todos os pormenores do caso em dez episódios, que valeram 22 nomeações aos prémios Emmy nesse ano. Venceu nove. À prateleira juntaram-se os prémios dos Globos de Ouro. OJ foi representado pelo ator Cuba Gooding Jr.

A nova série de Brad Falchuck, Ryan Murphy e Nina Jacobson, American Crime Story, vai dedicar uma temporada a retratar com detalhe o caso e da condenação de OJ Simpson, com estreia marcada para o próximo ano.

Penélope Cruz publica fotografia de Ricky Martin despido nas gravações de “American Crime Story”

Agora, OJ Simspon deve mudar-se para a Flórida, como já antes tinha expressado vontade de fazer. As famílias da ex-mulher e do amigo continuam a reinvindicar uma pena mais pesada e a exigir indemnizações.