894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

TC: Cerca de 40% dos membros mudam no início de 2016

Este artigo tem mais de 5 anos

Há cinco juízes que vão sair do Tribunal Constitucional em 2016 devido ao término do seu mandato. Três foram nomeados pelo PS e dois foram nomeados pelo PSD.

i

Thomas Meyer

Thomas Meyer

Em 2016, haverá muitas mexidas no Palácio do Ratton. Vão sair cinco juízes, incluindo o presidente e a vice-presidente, todos nomeados pelo PS e pelo PSD, o que significa que os próximos escolhidos também serão apontados pela Assembleia da República. Haverá mais substituições à esquerda do que à direita, sendo que alguns dos juízes apontados pelo PS (e pelo próprio PSD) são os que mais têm votado contra as medidas do Governo.

O Tribunal Constitucional é constituído por 13 juízes, 10 dos quais são escolhidos pela Assembleia da República e os nomes têm de se aprovados por dois terços dos deputados, levando a vários compromissos partidários entre a esquerda e a direita. Três são cooptados entre os seus pares.

Em baixo estão todos os atuais juízes do Ratton, mas os que vão sair em abril e julho de 2016 estão assinalados com uma estrela — clique no símbolo para saber mais sobre cada juiz.

Uma das figuras mais relevantes que está de saída em julho é o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim Sousa Ribeiro. Foi nomeado em 2007 pelo Partido Socialista e tem sido uma das vozes mais ativas deste tribunal, cabendo-lhe muitas vezes explicar as opções dos juízes face às medidas apresentadas pelo Governo. É também um dos juízes que mais se tem oposto às medidas apresentadas pelo Governo de coligação.

Maria Lúcia Amaral, nomeada pelo PSD e vice-presidente do Tribunal Constitucional, é a juíza que tem considerado mais propostas dos Governo consonantes com a Lei Fundamental. Maria Lúcia Amaral disse mesmo que, nos últimos acórdãos, este coletivo de juízes perdeu “a bússola orientadora acerca dos limites (e do conteúdo) da sua própria jurisprudência”.

Também o juiz Cura Mariano foi apontado pelo PSD e tal como a vice-presidente sairá em abril de 2016, mas o seu sentido de voto tem sido muito diferente. Cura Mariano é o juiz nomeado pelo PSD que mais tem votado contra as medidas do Governo.

Carlos Cadilha e Ana Guerra Martins também estão de saída já em abril de 2016. Estes dois juízes foram apontados pelo PS. Cadilha é um dos juízes que votou mais contra os cortes e restrições impostos por Passos Coelho e Paulo Portas nos orçamentos do Estado. Foi relator de três acórdãos que resultaram em chumbos para o Governo: os Orçamentos do Estado de 2013 e 2014 e a Contribuição de Sustentabilidade das pensões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.