De cada vez que se mete entre os lençóis junta-se a um número asquerosamente grande de ácaros, bactérias, sebo, pele morta, pelos, bolor e suor com direito a E.coli – que é como quem diz, as bactérias fecais. O El País deu a conhecer o universo de sujidade que pernoita na cama, por mais limpa que a nossa casa seja. Se está pronto para enfrentar esta realidade, pode continuar a leitura.

Se a enumeração acima não for suficientemente elucidativa e achar que lava os lençóis as vezes suficientes, saiba que mesmo assim pode não chegar: se lavar a roupa da cama a temperaturas muito baixas pode não bastar para matar os ‘bichos’. Se submeter os lençóis e colchas a uma temperatura de 30ºC, apenas 6% da matéria infeciosa é eliminada e uma parte permanece na máquina de lavar roupa a postos para infetar a roupa suja seguinte.

Na máquina, há uma forma de evitar este antro de porcaria: lavar a máquina sem roupa no interior e com um desinfetante específico.

Quanto aos lençóis, experimente lavá-los a 60ºC com desinfetantes ou detergentes anti-bacterianos. Depois use um truque à antiga: estenda a roupa de cama ao sol e a seguir passe-a a ferro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é a receita mais eficaz,  mas tem de a aplicar várias vezes por semana. Uma vez a cada sete dias é o conselho do Instituto Pasteur, mas mesmo assim o melhor é dar-se ao trabalho de mudar a roupa da cama mais vezes. É que é mesmo uma questão de saúde: nos lençóis pode alojar-se uma bactéria chamada Staphylococcus aureus que pode causar infeções urinárias e pneumonia, só para dar um exemplo.

Mas esses seres microscópicos não são os únicos causadores de problemas. Os ácaros, por exemplo, lançam detritos e têm enzimas digestivas que provocam reações alérgicas. Também existe a ameaça dos percevejos, que se alojam no colchão e que se podem tornar verdadeiras pragas. Para evitar que eles tomem conta da sua cama, areje o colchão a cada seis meses e lave o edredão pelo menos no fim de cada inverno.

Agora preste atenção às almofadas. Ao fim de três meses a confortar a sua cabeça todas as noites, 10% do peso delas corresponderá a bactérias, ácaros e outros seres microscópicos semelhantes. Nojento o suficiente? Lave-a com regularidade e a altas temperaturas.

Ah, e mude de pijama pelo menos uma vez por semana.