Oscar Pistorius pode estar a dois meses de ser libertado da prisão, de acordo com a informação prestada pelo Departamento Africano de Serviços Correcionais à CNN. O pedido veio de um conselho de liberdade condicional e surge nove meses depois de o atleta ter sido acusado da morte da namorada no Dia de S. Valentim de 2013. Na altura, o tribunal apurou que Pistorius matou a mulher sem intenção, mas em circunstâncias ilegais.

O atleta, hoje com 28 anos, disparou contra a porta da casa de banho. Em tribunal, Pistorius afirmou que abriu fogo por julgar que havia um ladrão dentro daquela divisão. Afinal, tratava-se de Reeva Steenkamp, a namorada.

De acordo com a lei sul-africana, Pistorius tem de cumprimir pelo menos um sexto da pena a que foi condenado o que, no caso do atleta paralímpico equivale a dez meses. Posto isto, um conselho está a pedir a liberdade condicional de Pistorius a 21 de agosto.

Mesmo que seja libertado, o caso Pistorius não termina aqui: o Daily Mail sublinha que o atleta a quem foram amputadas as duas pernas em bebé enfrenta uma audiência de apelação em novembro, onde a acusação vai procurar uma condenação por assassinato, e não por homicídio involuntário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR