E vão 80. Entre FC Porto, Real Madrid e Besiktas, Pepe já disputou oito dezenas de clássicos. Contra Sporting, Benfica, Barcelona, Atl. Madrid, Galatasaray e Fenerbahçe, o central português já foi o patrão da defesa em três países diferentes e este domingo, em Alvalade, e perante os leões, disputou o 80.º jogo grande da carreira.
O Evangelho de Matheus numa equipa que não é só fé (a crónica do Sporting-FC Porto)
E, curiosamente, contra um dos principais adversários nessas andanças: o Sporting é o principal oponente de Pepe nos clássicos em Portugal, tendo disputado 20 jogos contra os leões e 13 contra o Benfica. O Barcelona é o recordista absoluto na carreira do central — até pelos dez anos que passou em Espanha –, com 23 Clássicos, e o Atl. Madrid soma 19. Por fim, num registo naturalmente mais limitado, sobram três partidas contra o Fenerbahçe e outras duas contra o Galatasaray.
No fim, o registo de Pepe é manifestamente positivo. Em 80 clássicos, o central que completa 40 anos no próximo dia 26 de fevereiro leva 40 vitórias, 23 empates e 17 derrotas, tendo marcado em quatro ocasiões. Ou seja, em 80 clássicos em três países diferentes, Pepe ganhou metade.
Este domingo, ao longo de mais 90 minutos em Alvalade contra o Sporting, o internacional português foi capitão, celebrou mais um triunfo, viu o FC Porto ficar a cinco pontos da liderança do Benfica e os leões praticamente afastados das contas da Liga dos Campeões. Pela frente, principalmente, teve Youssef Chermiti, de 18 anos. Ou seja, quando o avançado nasceu em 2004, Pepe já andava a disputar Clássicos pelo FC Porto.
Bons registos atuais do FC Porto:
➡9 vitórias consecutivas
➡21 jogos sem perder
➡13 vitórias nos 14 últimos jogos
➡Só uma derrota nos 28 últimos jogos
➡Apenas 2 golos sofridos nos 10 últimos jogos pic.twitter.com/hxCrbwUwoK— Playmaker (@playmaker_PT) February 12, 2023