O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou hoje que a empresa multinacional IBM escolheu Lisboa para um dos seus centros mundiais, considerando que a criação de emprego é dos “grandes desafios” que o país enfrenta.

No debate do estado da Nação, que decorre esta tarde no parlamento, Pires de Lima destacou a recuperação económica nacional, salientando o aumento do investimento e da confiança no país.

“Foi hoje conhecido que Lisboa é um dos centros mundiais escolhidos pela IBM”, anunciou o governante, considerando que “a criação de emprego é um dos grandes desafios” que o país enfrenta.

Comentando a descida na taxa de desemprego, que em maio se fixou nos 14,3%, o ministro considerou que o país “está longe de ter um nível socialmente aceitável e sustentável” de desemprego, mas mostrou-se otimista no futuro.

“A recuperação da nossa economia, alicerçada em três motores – crescimento das exportações, recuperação do consumo privado e a retoma do investimento – alimenta-nos a convicção de que o desemprego, que é a maior chaga da nossa sociedade, vai continuar, gradualmente a diminuir”, afirmou Pires de Lima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR