Um tubarão-tintureira foi avistado este sábado nas praias do Pego e Carvalhal, no concelho de Grândola. Não foi necessário interditar a praia mas a presença do animal levou ao hastear da bandeira amarela.

De acordo com uma fonte da Polícia Marítima, citada pela Lusa, o animal foi avistado de manhã na praia do Pego. Na altura, como se desconhecia o tipo de tubarão em causa, foi hasteada a bandeira vermelha. Depois de se saber que era um tubarão-tintureira, o que mais vezes é avistado junto à costa portuguesa e que pode chegar aos quatro metros de comprimento, a bandeira amarela substituiu a vermelha. A bandeira amarela foi também hasteada na praia do Carvalhal, onde o animal foi avistado por quem ali estava.

“Deviam ser umas 13:30. Estava bandeira verde e tudo tranquilo. De repente, toda a gente saiu da água”, contou ao Observador Pedro Sousa Marques, um dos utilizadores da praia do Carvalhal. “Toda a gente viu o tubarão e, enquanto o animal se manteve junto à linha da praia, “ninguém entrou na água”. “Para tirar a fotografia, entrei no mar mas a água não me passou do joelho”, acrescentou, entre risos. O tubarão, que “devia estar a uns 50 metros da praia”, esteve visível “mais de meia-hora” e “nunca se aproximou nem mostrou agressividade”. Depois de o tubarão se ter afastado, “voltou tudo ao normal, as pessoas voltaram ao mar”.

Segundo a Polícia Marítima de Setúbal, não foi necessário intervir para que o animal se afastasse da linha de praia, o que aconteceu com o passar das horas. O tubarão-azul, tintureira ou guelha (Prionace glauca) é um tubarão que pode chegar aos quatro metros de comprimento e aos 240 kg de peso. Alimenta-se principalmente de peixes e lulas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR