A visita dos reis de Espanha a Portugal é a segunda viagem oficial de Letizia e Felipe e insere-se num conjunto de visitas de apresentação que os novos coroados estão a fazer aos países vizinhos, como Marrocos, França e Bélgica. A primeira foi ao Vaticano, no passado dia 30 de junho.

Enquanto a nova rainha de Espanha se encontra com Paula Costa, presidente da Federação de Doenças Raras de Portugal (Fedra), Felipe VI reúne com Aníbal Cavaco Silva, segundo a informação divulgada pela Presidência da República. Depois, os reis seguem para o Palácio de Queluz, onde serão recebidos pelo Presidente da República e por Maria Cavaco Silva e vão assistir a uma exibição dos cavalos da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

O almoço vai ser servido na Sala do Trono, local onde deverão proferir discursos e brindes, seguindo depois para o parlamento. Segue-se uma reunião com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e uma visita à exposição “O Nascimento de uma Democracia”. O encontro com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho está marcado para depois, no Palácio de São Bento.

O presidente português convidou os novos monarcas espanhóis a visitar o país no dia em que foram coroados, tendo referido que Espanha é uma nação com a qual Portugal mantém “laços especiais de amizade”, refere a agência Lusa. A visita ao país começa às 11h20 no Palácio de Belém, onde os novos detentores da coroa espanhola serão recebidos com honras militares.

A última vez que o casal real visitou Portugal foi em maio de 2012, durante uma visita que durou três dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR