O fundo de capital privado Magnum Capital vendeu a Iberwind, operador eólico em Portugal, a um consórcio formado em partes iguais pela Cheung Kong Infrastructure Holdings Limited (CKI) e Power Assets Holdings Limited (PAH), por mil milhões de euros. O grupo é controlado pelo investidor, Li Ka Shing, um milionário de Hong-Kong é o mais homem mais rico da Ásia, segundo a revista Forbes.

Sete anos depois da aquisição da empresa de energias renováveis por um grupo de investidores liderado pela Magnum, com cerca de 65% do capital social, a transação agora efetuada “valoriza a Iberwind em mil milhões de euros”, refere um comunicado entretanto divulgado.

Este é o segundo negócio de grande dimensão anunciado esta semana e que envolve ativos eólicos no mercado nacional. Esta semana, a italiana Enel (dona da Endesa) vendeu a Finerge a um fundo australiano.

A Iberwind é o segundo maior operador em Portugal com 31 parques, correspondentes a 684 megawatts em operação e 42 megawatts em construção.

Durante o período que esteve sob o controlo da Magnum, a empresa viu a sua capacidade instalada ser aumentada em 41%, atingindo elevados níveis de eficiência, destaca a nota.

A CKI é a maior empresa de infraestruturas cotada em Hong Kong, parte do conglomerado Cheung Kong Group, presidido pelo empresário Li Ka Shing, considerado pela revista ‘Forbes’ o 17º mais rico do mundo em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo é composto por um conjunto de entidades cotadas com uma capitalização bolsista agregada de 117,4 mil milhões de euros (a valores de 10 de setembro de 2015) e conta com operações em mais de 50 países com um total de 290 mil empregados.

A Power Assets faz parte do Grupo Cheung Kong e tem investimentos nas áreas de geração, transporte e distribuição de eletricidade, energias renováveis e distribuição de gás.

“Estamos muito satisfeitos e honrados por ter trazido para Portugal o Grupo Cheung Kong, um dos maiores conglomerados económicos mundiais, com uma larga experiência em vários domínios financeiros e industriais, nomeadamente na área da produção e distribuição de energia elétrica”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Iberwind, João Talone.

O Magnum Capital foi fundado em 2006 por João Talone, Angel Corcostegui e Enrique de Leyva aos quais se juntou João Coelho Borges. Com um capital inicial de 866 milhões de euros, tem por objetivo o investimento e desenvolvimento de empresas com centro de atividade em Espanha e Portugal.