O Expresso avança que Henrique Granadeiro se demitiu de todos os cargos que exercia na Portugal Telecom (PT): presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva. A renúncia é uma “consequência direta do escândalo do investimento de 847 milhões de euros da PT em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES)”, refere a publicação. Em causa está a Rioforte, a holding que já está em falência técnica, sob gestão controlada no Luxemburgo.

Durante a reunião do Conselho de administração desta quinta-feira, foi sugerido uma auditoria às relações entre a PT e o Banco Espírito Santo (BES), sabe o Expresso. O objetivo era o de apurar quem foram os órgãos e pessoas que estiveram envolvidos no processo. A notícia do investimento da PT em papel comercial da Rioforte também foi avançada pela publicação, à qual se seguiu uma forte desvalorização dos títulos da empresa de telecomunicações.

O investimento que data de abril de 2014 não foi o único. Antes, a PT já tinha investido em papel comercial da Espírito Santo Internacional (ESI), que também pediu o regime de gestão controlada, no Tribunal do Luxemburgo.

Henrique Granadeiro mantém-se em funções até à próxima assembleia geral da PT, no início de setembro depois de estarem concluídas as negociações com a Oi. Em causa está a fusão entre a PT e a empresa brasileira, cujo nome provisório é CorpCo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luís Pacheco de Melo era o administrador financeiro da empresa em abril. Depois das notícias sobre o financiamento da PT ao GES, demitiu-se dos cargos que detinha na empresa subsidiária PT Portugal.