1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Arco, um rapaz do ano 2932 que sabe falar com os pássaros, estatela-se em 2075
i

▲Arco, um rapaz do ano 2932 que sabe falar com os pássaros, estatela-se em 2075

▲Arco, um rapaz do ano 2932 que sabe falar com os pássaros, estatela-se em 2075

“Arco”: um traço sublime a rasgar o céu

Desenhado à mão, entre o melodrama familiar e a ficção-científica retro-futurista, o filme francês é fascinante, uma das mais bonitas animações desta década. Falámos com o realizador, Ugo Bienvenu.

Em 2075, uma menina de 10 anos chamada Iris observa a chegada de um misterioso rapaz da sua idade caído do céu num feixe luminoso, com as cores do arco-íris. Ele chama-se Arco, sabe falar com os pássaros, vem de um futuro longínquo — do ano 2932 — em que a humanidade existe harmoniosamente com a vida que a rodeia. As duas crianças estão prestes a tornar-se nos melhores amigos desta maravilha do cinema animado. Antes disso, ficamos a saber que o desobediente miúdo não resistiu à curiosidade de vestir pela primeira vez a capa de arco-íris que lhe permite viajar no tempo, apesar de ainda não ter idade (nem autorização dos pais).

Depois, fica sem norte. Esbardalha-se sem controlo em 2075, perdendo também a pedra preciosa que permitiria teletransportá-lo de regresso a casa. Estacionamos, portanto, no tempo de Iris, assolado por catástrofes climáticas e assaz desumanizado, a um ponto tal que os pais falam com os filhos à distância, por hologramas, enquanto robôs humanóides tratam da lida da casa e cuidam do bem-estar das crianças. Um tempo que, para o herói do filme, é passado e, para o espectador, um futuro próximo e convincente, infelizmente para nós, reconhecível.

Arco é uma animação francesa de aventuras “feita à unha” com “tudo desenhado à mão, dos incêndios às lágrimas” (palavras do seu autor), manifestamente inspirado pelo anime nipónico, em cruzamento feliz com a ficção-científica. As carências afectivas entre pais e filhos estão no coração do filme, com particular importância no seu desfecho. Trata-se da primeira longa-metragem de Ugo Bienvenu, 38 anos, ilustrador, argumentista, autor de bandas-desenhadas, produtor e cineasta instalado em Paris.

Filho de um diplomata e de uma designer gráfica, Ugo passou a infância na Guatemala, no Chade, depois no México. Dotado desde sempre para o desenho, inscreveu-se aos 15 anos na École Estienne, que lhe apurou a arte, meio caminho andado para formar-se, anos depois, na mítica Gobelins, estabelecimento de ensino superior direccionado a todas as disciplinas que do desenho dependem, da ilustração e do cinema animado aos videojogos. Há 40 anos que a Gobelins [onde Ugo, após ter sido aluno, também foi docente] está umbilicalmente ligada ao Festival de Annecy, que o cineasta conhece como a palma das mãos. Ali se habituou ele a estrear, vai para mais de uma década, as suas curtas mais significativas.

Arco foi exibido em estreia mundial na azáfama de Cannes 2025, na secção secundária Sessões Especiais, fora de concurso e longe dos holofotes mais luminosos da Croisette, pese embora a preciosa ajuda à promoção de Sophie Mas e, especialmente, da actriz Natalie Portman, estrela internacional que se mudou para Paris em 2022. Ambas entraram na produção do projecto, já o animatic do filme (desenhado por Bienvenu e pelo seu compincha Félix de Givry) estava em fase adiantada. Um mês depois de Cannes, em Junho do ano passado, foi em Annecy que conversámos com o cineasta, na Meca do cinema animado em que Arco encontrou, de facto, a sua verdadeira plateia, com a sala grande do Centro Cultural Bonlieu em completo delírio, a rebentar — como sempre está — pelas costuras. Foi o mais sólido dos filmes a concurso da edição do ano passado, justamente recompensado com o Cristal de Melhor Longa-Metragem.

▲ Arco e Iris, heróis da longa-metragem de estreia do francês Ugo Bienvenu

“Quando acabou a pandemia” — contou o realizador uma vez questionado sobre a origem do projecto — “dei-me conta de que os dias seguintes não se tornariam necessariamente mais risonhos após tamanha depressão. Considero-me um autor de ficção-científica e a pandemia deixara-me a sensação amarga de ter saído de uma ficção-científica bastante aborrecida. Por outro lado, queria muito fazer um filme para crianças e tinha tido esta ideia de um rapaz que surgia no céu, com um fato de arco-íris. Achei que era excelente ideia para um clip [muitos animadores recorrem com frequência a este trabalho, de tal modo o cinema de animação é difícil de financiar] e mostrei-a ao Félix, o meu sócio [na produtora Remembers], que me respondeu: ‘Olha que isto não é para um clip, o que aqui temos é o início de uma longa-metragem’.”

A história de Ugo e Félix foi então escrita contra a depressão, com vontade de deixar alguma coisa com valor emocional que ficasse na memória das gerações futuras. “Não queria mentir aos meus espectadores mais novos, haverá sempre fogos e tempestades neste mundo cada vez mais tecnológico que eles vão encontrar”, continuou o realizador.

“Durante os protestos dos coletes amarelos, e depois com o confinamento, ouvia-se muita gente em França gritar: ‘queremos mudança’. A Iris, no meu filme, também quer que as coisas mudem. Acontece que o Ocidente esqueceu-se de que a mudança tem sempre um preço. E é muito caro. Não sei se estamos dispostos a pagá-lo. Mas se nos reconectarmos com as nossas emoções e com uma experiência física do mundo, se voltarmos a partilhar as nossas aventuras humanas e a confiar uns nos outros, poderemos ser capazes de nos salvar da escuridão da nossa época. Por isso joga este filme com dois tempos, que são um duplo futuro: o amanhã não parece nada bom, mas talvez o depois de amanhã seja melhor. Se observarmos o mundo com atenção, algo de belo pode aparecer, como um arco-íris, que sempre associamos a um sinal de esperança que nos ultrapassa.”

Ugo Bienvenu também nos falou de influências: “Tudo isto, para mim, vem dos meus 7 anos e de Dragon Ball Z, a série que, imediatamente, me deu ganas de desenhar. Só depois descobri a riqueza da banda desenhada franco-belga. Em seguida, veio a descoberta do cinema de Hayao Miyazaki. Este filme deve muito a Miyazaki e à sua gentileza. Com ele aprendi a enfrentar a violência do mundo. Uma violência que existe, sempre subjacente a nível físico ou psicológico, sugerida, mas nunca mostrada.”

▲ Sophie Mas (produtora), Ugo Bienvenu (realizador) e Félix de Givry (co-argumentista) no ano passado, durante o Festival de Annecy

ANNECY FESTIVAL/S. Clément

Quanto à produção, no início do projecto, Ugo e Félix estavam sozinhos. À medida que escreviam a história, desenhavam o storyboard. Passaram a quatro pessoas quando começaram a animar os desenhos. Na fase do layout em que a estrutura visual do filme foi concebida, já eram duas dezenas. A equipa foi crescendo para cinquenta pessoas na fase do desenho dos décors e chegou a um pico de cento e poucos pares de mãos quando todos os animadores foram chamados. Orçamento final: 9,5 milhões de euros.

“Parece muita gente, mas este filme foi inteiramente desenvolvido em Paris, de uma forma artesanal, no nosso estúdio, com uma mão de obra seleccionada e escolhida a dedo por pessoas que nos são próximas. Foi uma equipa bem modesta para o trabalho que está em causa, nada que ver com Hollywood, nem sequer com os Estúdios Ghibli em Tóquio, que podem ter 300 ou 400 pessoas a trabalhar durante 4 anos. Arco custou 15 vezes menos do que qualquer concorrente norte-americano produzido na Califórnia e foi 15 milhões de euros mais barato que a mais barata longa-metragem de animação japonesa.”

Aviso à navegação, pois é informação de capital importância: infelizmente, Arco estreia-se entre nós esta quinta-feira, por enquanto, apenas em versão dobrada em português (sem comentários desta parte à dita, pois não tivemos a oportunidade de escutá-la), afiançando a distribuidora Cinemundo que colocará nas salas a versão original francesa, legendada em português, caso o filme seja nomeado para os Óscares (próximo dia 22). É elevadíssima a probabilidade que tal aconteça. Sem desdém pelo trabalho de dobragem, diga-se que o filme tem imenso a ganhar com a “V.O.” pela emoção que os petizes Oscar Tresanini (Arco) e Margot Ringard Oldra (Iris) colocaram nas suas vozes; já na pele dos “três estarolas” secundários, Dougie, Stewie e Frankie, charlatões de bom coração à cata de bizarros fenómenos celestes, falam os bem mais conhecidos Vincent Macaigne, Louis Garrel e William Lebghil.

▲ Ugo Bienvenu: “Queria muito fazer um filme para crianças e tinha tido esta ideia de um rapaz que surgia no céu, com um fato de arco-íris”

Estes ilustres convidados chegaram à esfera de Arco, em grande parte, pela experiência de actores que Ugo Bienvenu e Félix de Givry tiveram no filme Eden (2014), de Mia Hansen-Løve. “Vincent Macaigne entrou nesse filme, encontro-o frequentemente na rua porque vivemos no mesmo bairro, assim como Golshifteh Farahani, que também estava em Eden e que, por sua vez, me apresentou ao Louis Garrel. O resto do elenco é formado em grande parte por amigos e pessoas que conheço”, disse o realizador.

Por falar em Óscares: fosse o mundo justo (e o filme de Bienvenu também nos fala disso), estaria agora Arco encarrilado para seguir o mesmíssimo caminho de Flow, do letão Gints Zilbalodis, Cristal de Melhor Filme em Annecy 2024 e vencedor do Óscar da categoria em 2025. Acontece que, desta vez, a Coreia do Sul e a Sony, aliadas à Netflix, inventaram o fenómeno das Guerreiras do K-Pop, cinema de animação juvenil em jeito de girl band, cruzado com estrutura de reality show de talentos musicais. Fancaria de encher o olho à parte, foi tiro e queda à escala global — coisinha apenas vista 325 milhões de vezes — e que, entre outras facetas, também pôs a nu o gosto (e a idade mental) dos seus fãs mais crescidos. Ao que tudo indica, desta temporada de prémios, está dito e escrito que, para a produção coreana, serão favas contadas (o Globo de Ouro já canta em Seul). Não há muito mais a fazer. Arco merecia melhor sorte e, já agora, concorrência à sua escala.

O assunto, contudo, não acaba aqui no que à animação francesa diz respeito: esperem pela chegada de Amélie et la métaphysique des tubes / A Pequena Amélie, de Liane-Cho Han Jin Kuang e Maïlys Vallade. Outra estreia mundial de Cannes 2025. Outro concorrente em Annecy 2025. Apontem na agenda, que vale bem a pena: estreia portuguesa nas salas a 19 de março.

O autor escreve segundo o antigo acordo ortográfico

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.