Índice

    Índice

Filho de Bolsonaro usou t-shirt com inscrição que atacava nordestinos brasileiros?

Com uma captura de ecrã de um grupo de WhatsApp foi criada uma publicação no Facebook que rapidamente foi amplificada na rede social. Na imagem é possível ver Jair e o filho Flávio Bolsonaro a caminhar na rua com Flávio a usar, alegadamente, uma t-shirt com uma frase ofensiva para os brasileiros.

Leia aqui o Fact Check na íntegra.

Fact Check. Filho de Bolsonaro usou t-shirt com inscrição que atacava nordestinos brasileiros?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo não passa, afinal, de uma montagem criada com base numa fotografia de arquivo. A imagem original, ainda disponível nesta notícia do G1 e no Twitter da própria Fernanda Rouvenant, foi registada em outubro de 2016, na escola Municipal Barão Homem de Mello, zona norte do Rio de Janeiro, onde Jair Bolsonaro, então candidato à Prefeitura do Rio, votou.

Conclusão: ERRADO

Portal de notícias brasileiro noticiou que Rainha Isabel II elogiou Bolsonaro pouco antes de morrer?

No dia seguinte ao anúncio a morte da Rainha Isabel II uma publicação, no Facebook, tornou-se viral por algo que, alegadamente, a monarca britânica teria feito “nos últimos momentos de vida”. A alegação é tão desprovida de fundamento que devia ter levantado automaticamente a dúvida sobre a veracidade, mas tal não aconteceu e a publicação rapidamente foi partilhada e comentada por muitos utilizadores do Facebook.

Leia aqui o Fact Check na íntegra.

Fact Check. Portal de notícias brasileiro noticiou que Rainha Isabel II elogiou Bolsonaro pouco antes de morrer?

A notícia inventada surge ainda assinada por “José Feynman”. O apelido “Feynamn” ajuda a desconstruir a falsa notícia já que tem sido usado — somando-se a vários nomes próprios — para assinar várias montagens com alegadas notícias de páginas de jornais brasileiros online, para difundir informação falsa.

Conclusão: ERRADO

Lula defendeu cortes no período de férias e fim do 13º mês para os trabalhadores?

Um vídeo que foi inicialmente partilhado no Tik Tok e posteriormente partilhado noutras redes sociais mostra Luíz Inácio Lula da Silva a defender cortes nos dias de férias dos trabalhadores e o fim do 13º mês. As afirmações do ex-presidente são descontextualizadas. É falso que Lula defenda essas ideias.

Leia aqui o Fact Check na íntegra.

Fact Check. Lula defendeu cortes no período de férias e fim do 13º mês para os trabalhadores?

Na verdade, Lula da Silva criticava os empresários brasileiros que defendem que o conjunto das leis trabalhistas (CLT), que protegem os trabalhadores no país, saem caras à produção do Brasil.

Conclusão: ENGANADOR

Jair Bolsonaro disse à mulher para (entre outros impropérios) tirar “cara feia” e subir ao palanque para o apoiar?

Circula nas redes sociais um vídeo em que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, alegadamente discute com Michelle Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e lhe ordena que “tire essa cara de cu”, faça uma “cara bonita” e suba ao palanque preparado para as comemorações deste ano do 7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil.

Leia aqui o Fact Check na íntegra.

Fact Check. Jair Bolsonaro disse à mulher para (entre outros impropérios) tirar “cara feia” e subir ao palanque para o apoiar?

O registo original do vídeo, entretanto tornado privado no YouTube, dada a distância, comprova que não foi captado qualquer som, sendo impossível perceber o que Jair Bolsonaro está a dizer à mulher — que entretanto o acompanhou no palanque e chegou mesmo a beijá-lo em frente às câmaras.

Conclusão: ERRADO

Bolsonaro recebido com gritos de apoio a Lula em evento em igreja?

Um vídeo partilhado no Facebook sugere que Bolsonaro foi recebido na Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, no Brasil, ao som de gritos de apoio a Lula da Silva. “Lula, guerreiro do povo brasileiro” é a frase que se ouve nas imagens.

Leia aqui o Fact Check na íntegra.

Fact Check. Bolsonaro recebido com gritos de apoio a Lula em evento em igreja?

O áudio que acompanha as imagens da participação de Bolsonaro num evento na Igreja Mundial do Poder de Deus não é o original e foi alterado para incluir uma manifestação de apoio a Lula da Silva, candidato presidencial nas próximas eleições brasileiras.

Conclusão: ERRADO