Índice

    Índice

[Este artigo foi originalmente publicado em novembro de 2017 e atualizado em janeiro de 2020 com os últimos desenvolvimentos em Angola]

Isabel dos Santos, a mais rica

Nome. Isabel José dos Santos

Idade. 46 anos

Família. Casou em Luanda em 2002 com o colecionador de arte Sindika Dokolo, com quem tem quatro filhos.

É a mulher mais rica de África, segundo a lista da Forbes. Nasceu em Baku (Azerbaijão, à altura União Soviética), onde José Eduardo dos Santos estudava Engenharia, e é filha do angolano e da soviética Tatiana Kukanova. Com a nomeação do pai para o cargo de Presidente de Angola, ficaria a viver com a mãe em Londres, cidade onde acabou por terminar os estudos em Engenharia (como o pai), mas também em Gestão de Empresas. Com 24 anos, foi para Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que diz de si própria. Em abril de 2017, deu uma entrevista à BBC onde afirmou que o facto de ser filha do Presidente angolano lhe traz privilégios, mas também “preconceito”. “Essa coisa de filha do Presidente é um mito”, disse. Entrevistada pelo Observador em dezembro de 2019, Isabel dos Santos garantiu que não foi escolhida pelo pai — mas pelo governo, presidido por ele — para liderar a Sonangol. “Eu não tenho dúvidas de que o trabalho que fiz na Sonangol foi um trabalho extraordinário”, acrescentou. Depois, contrariando os rankings que a destacam não apenas como a mulher mais rica do país presidido por José Eduardo dos Santos durante 38 anos, mas de todo o continente africano, levantou a dúvida: “Não sei se sou a mulher mais rica de Angola”.

O que dizem dela. A revista Forbes chamou-a “A menina do papá”; o El País “Rainha de África”.

A primeira empresa. Discoteca Miami Beach Club em Luanda, aberta em 1996.

Negócios em Angola. Fundou a Unitel (empresa de telecomunicações) e tem uma parte do Banco de Fomento de Angola. Atualmente, Isabel dos Santos é também acionista do Banco BIC. A sua influência no país estende-se a outras áreas, como os hipermercados Candando, a hidroelétrica Niara Power ou até a Cruz Vermelha, de cujo ramo angolano foi presidente ao longo de 12 anos, até abril de 2018. Inaugurou no final de 2017 a fábrica de cervejas Luandina, da qual é proprietária com o marido. Detém também a operadora ZAP, que tem o canal de televisão ZAP Viva.

Negócios em Portugal. Para além de deter 42,5% do EuroBic português — e de já ter detido 18% do BPI, Isabel dos Santos tem participações na Galp e divide o controlo da operadora de telecomunicações NOS com o grupo Sonae. A operação mais recente em solo nacional foi a compra de 65% da Efacec, em parceria com a empresa estatal angolana ENDE, de distribuição de eletricidade. Em 2015, o jornal i estimava que o seu investimento em Portugal já ultrapassava os dois mil milhões de euros.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. No final dos anos 90, entrou no negócio dos diamantes. É atribuído a uma empresa sua o benefício de um ajuste direto estatal para uma exploração em Camatué. Em entrevista ao Observador, garantiu que o negócio que viria a ser feito com a empresa estatal Sodiam é do marido e não dela. De acordo com o jornal Expresso (disponível para assinantes), Isabel dos Santos terá acumulado um volume de contratos no valor de 6,7 mil milhões de euros com o Estado angolano — seja através de acordos para a construção de barragens (pela Niara Holdings), obras públicas (Urbinveste) ou de relacionamentos das suas empresas com a Sonangol. Isabel dos Santos foi nomeada administradora da petrolífera — e maior empresa estatal de Angola — em junho de 2016.

O que perdeu com João Lourenço. Dois meses após as presidenciais, foi exonerada do cargo de presidente da Sonangol. Seria apenas o início: em dezembro de 2019 (e afastada do país — disse ao Observador que tinha medo de regressar —, desde 2018), Isabel dos Santos viu as suas contas bancárias, bem como as participações que detém em nove empresas, arrestadas pela justiça angolana. De acordo com a acusação do Ministério Público angolano, a empresária terá lesado o Estado em mais de mil milhões de euros, tendo-se alegadamente apropriado de capitais públicos. Os bens e as contas do seu marido, Sindika Dokolo, bem como os de Mário Leite da Silva, o gestor responsável pelos seus negócios e investimentos, também foram congelados. Isabel dos Santos garante que o processo é político.

Filomeno dos Santos, o varão

Nome. José Filomeno dos Santos

Idade. 42 anos

Alcunha. Zenu

Família. É casado e tem três filhas.

É o segundo filho de José Eduardo dos Santos, fruto da relação com Filomena Sousa, à altura secretária no Governo angolano. Nesse tempo, José Eduardo dos Santos era ministro das Relações Exteriores do Executivo de Agostinho Neto.

Aos 12 anos, de acordo com o jornal Expresso, Filomeno foi viver para Estocolmo com a mãe. Daí seguiriam, mais tarde, para Londres, tendo Zenu passado toda a adolescência fora de Angola. Foi também em Londres que prosseguiu os estudos: uma licenciatura em Engenharia Eletrónica e um mestrado em Finanças, tirados na Universidade de Westminster. Filomeno regressou a Angola em 2001.

Primeira empresa. Banco Kwanza Invest.

O que dizem dele. Segundo o Expresso, um relatório da agência Stratfor de 2010 — divulgado através da WikiLeaks — caracterizava Zenu como o filho de José Eduardo dos Santos com mais preocupações sociais. “Quando viaja até às províncias, faz uma avaliação crítica e rigorosa da situação, às vezes destacando uma certa lentidão ou má-fé das autoridades locais em fazerem o seu trabalho. No regresso partilha essas situações com o pai”, pode ler-se no relatório.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. Para além de mais de 5,3 mil milhões de euros concedidos através de diplomas presidenciais, de acordo com contas do jornal Expresso, em 2012 Filomeno foi sugerido por José Eduardo dos Santos para o cargo de administrador de um fundo soberano que viria a ser criado. No ano seguinte, quando tinha 35 anos, subiria a presidente desse mesmo Fundo, o que provocou uma série de críticas. “É na base do compromisso com a transparência e com as melhores práticas de governance que esta nomeação foi feita”, defendeu-se na altura ao Financial Times, acrescentando que seria melhor avaliarem a performance do Fundo do que “darem palpites sobre coisas que não aconteceram”. “A minha nomeação não tem nada a ver com uma campanha política de espécie alguma”, acrescentou à Reuters.

O Fundo acabaria por se ver envolto em polémica. Em 2016, foi mencionado nos Panama Papers como sendo um possível veículo para lavar dinheiro. Depois, em novembro de 2017, voltou a ser apontado como estando possivelmente na origem de uma série de ilegalidades, nos Paradise Papers, mas não se pronunciou sobre estas matérias. Na verdade, muito pouco se ouve publicamente da boca do filho varão de José Eduardo dos Santos, que em tempos foi apontado como possível sucessor político do pai.

O que perdeu com João Lourenço. Exonerado do Fundo Soberano de Angola a 10 de janeiro de 2018, José Filomeno dos Santos foi constituído arguido apenas dois meses depois, juntamente com o ex-governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, pela suspeita da prática de crimes de defraudação, peculato e associação criminosa, entre outros. Em causa, explicou na altura o subprocurador-geral da República de Angola, estava uma transferência ilegal de 500 de milhões de dólares de Angola para o exterior, nomeadamente para um banco britânico. Em prisão preventiva de 24 de setembro de 2018 até 24 de março de 2018, Filomeno começou a ser julgado no passado dia 9 de dezembro. “Se não fosse filho do ex-Presidente da República não estaria aqui a ser julgado por vós”, declarou em tribunal.

Tchizé dos Santos, a política

Nome. Welwitschia dos Santos

Alcunha. Tchizé

Idade. 42 anos

Família. Casada com o engenheiro agrónomo português Hugo Pêgo. Tem dois filhos. Tchizé é a filha mais velha de José Eduardo e de Maria Luísa Abrantes.

O que diz de si própria. “Continuo a sonhar que um dia um Presidente de Angola me outorgará um certificado de mérito, uma comenda pelos serviços à pátria”.

“Sou uma pessoa que não gosto de pertencer a grupos, não gosto, não tenho espírito de gangue, não tenho espírito de gueto, e tenho as minhas próprias ideias e defendo-as.”

“Querem-me sujar mas o povo me conhece.”

Negócios em Angola. É acionista da Semba Comunicações, produtora fundada pelo seu irmão mais novo, José Eduardo Paulino dos Santos. É acionista maioritária da diamantífera Di Oro.

Negócios em Portugal. É dona de 30% da empresa portuguesa Central de Frutas do Painho, da região do Cadaval, onde nasceu o seu marido, segundo revela o Jornal de Negócios. Em 2018, Tchizé estava a ser investigada pelo Ministério Público português por suspeitas de branqueamento de capitais.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. Através da Semba, Tchizé sempre beneficiou de uma série de contratos públicos, para campanhas de marketing e, sobretudo, para a gestão da Televisão Pública de Angola (TPA). O Maka Angola estima que esses contratos, só em 2016, renderam cerca de 87 milhões de euros à empresa de Tchizé e do irmão. Para além disso, a sua diamantífera Di Oro recebeu nesse mesmo ano uma licença de prospeção inserida num consórcio, dada por decreto presidencial. A multinacional brasileira Odebrecht também fazia parte desse consórcio, de acordo com o site do jornalista Rafael Marques, o Maka Angola.

De entre os dez filhos de José Eduardo dos Santos, Tchizé foi sempre a mais envolvida na política. De acordo com a própria, participou em acampamentos de pioneiros do MPLA desde os 5 anos. Em 2008, com apenas 28 anos, foi eleita deputada. Chegou a ser presidente do Sport Luanda e Benfica.

O que perdeu com João Lourenço. Os contratos entre a Semba e o Estado angolano para a gestão da TPA Internacional e do Canal 2.  Em novembro de 2019, foi afastada do cargo que ocupava como membro do comité central do MPLA, acusada de violação dos princípios básicos dos estatutos e código de ética partidária, e suspensa durante dois anos do cargo de militante. Um mês antes, a Assembleia Nacional de Angola já tinha aprovado a suspensão do seu mandato de deputada, por alegada ausência injustificada há vários meses do parlamento. Em resposta à primeira suspensão, Welwitschia dos Santos justificou o afastamento do país com a doença da filha e acusou os dirigentes do MPLA de “intimidação”. “Se quiserem me matar, me matem, eu me entrego na mão de Deus, mas ninguém vai ficar a rir, João Lourenço não vai ficar a rir, o MPLA não vai ficar a rir”, ameaçou.

José Paulino dos Santos, o artista

Nome. José Eduardo Paulino dos Santos

Alcunha. Coréon Dú

Idade. 35 anos

Família. Não é casado, nem tem filhos. Assumiu a homossexualidade em julho de 2018, já depois de o pai ter abandonado a presidência de Angola. Meses mais tarde, em fevereiro de 2019, manifestou-se publicamente sobre a descriminalização da homossexualidade no país: “Fiquei a saber que, pela primeira vez desde 1886, o código penal em Angola já não criminaliza as relações entre pessoas do mesmo sexo. Confesso que não tinha esperança de ver tal acontecimento ainda durante a minha vida”.

É o segundo filho da relação de José Eduardo dos Santos com Maria Luísa Abrantes e considera-se o artista da família. Viveu em Lisboa em casa dos avós, enquanto criança, numa tentativa da família de o afastar da guerra civil que ainda decorria em Angola, e viveu depois com a mãe nos Estados Unidos. Licenciou-se em Comunicação Social pela norte-americana Universidade de Loyola e prosseguiu os estudos em Londres, focando-se em Dança e Teatro. Regressou depois a Angola, onde prosseguiu a carreira de artista, com o nome de Coréon Dú. Para além de músico, é desde 2014 designer de moda em nome próprio, com lojas em Angola, Reino Unido e Estados Unidos.

O que diz de si próprio. “Infelizmente, para mim [ser filho de José Eduardo dos Santos] cria mais impedimentos do que abre portas, sobretudo por estar no ramo criativo. Acham que não tenho integridade artística ou que sou um socialite aborrecido em busca de algo.”

A primeira empresa. Semba Comunicação.

Negócios em Angola. A produtora Semba Comunicação, fundada em 2006, produtora responsável por sucessos como a novela Windeck (que foi transmitida em Portugal) e o documentário I Love Kuduro (que passou em Portugal, exibido no festival DocLisboa). É ainda acionista da Di Oro, a diamantífera da irmã Tchizé, com 10% de participação.

Negócios em Portugal. É sócio da Masemba (fruto de uma parceria entre a Semba e a produtora Até ao Fim do Mundo), que, em 2013, comprou as revistas Lux, Lux Woman e Revista de Vinhos à Prisa e que atualmente detém, além das duas primeiras, as revistas Lux África e Divo. A Masemba chegou também a deter a revista Cristina, mas essa parceria chegou ao fim em 2017. Em 2019, foi alvo de um Processo Especial de Revitalização, no Tribunal de Comércio de Lisboa.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. A Semba assinou uma série de contratos com o Estado angolano durante a presidência do pai de Coréon Dú, alguns para campanhas de marketing e, mais relevante, o contrato para gerir a TPA Internacional e o Canal2. O Maka Angola estima que só no ano passado os contratos com a TPA renderam à Semba cerca de 50 milhões de dólares.

O que perdeu com João Lourenço. O contrato assinado entre a Semba e o Estado angolano para gerir os canais da televisão pública.

José Avelino dos Santos, o empresário dos plásticos

Nome. José Avelino Gourgel dos Santos

Alcunha. Joess

Idade. 31 anos

Família. Não se lhe conhecem mulher ou filhos mas na imprensa angola circula a informação de que manterá, já há quase três anos, uma relação com Cristina Giovanni Dias Lourenço, filha do atual presidente João Lourenço. Apesar de as notícias darem conta de um noivado iminente, um jornalista de Luanda revelou ao Observador que na capital corre a informação de que a relação entre ambos terá entretanto terminado.

José Avelino é o único filho de José Eduardo dos Santos com Maria Bernarda Gourgel. Segundo o Maka Angola, também estudou no Reino Unido, na Universidade de Oxford Brookes.

A primeira empresa. Neosol Investimentos.

Negócios em Angola. Em 2016, a Neosol Investimentos tornou-se sócia da Angoplaste Limitada, de que José Avelino se tornou gerente em junho do mesmo ano. Joess é ainda fundador e CEO da Neovibe, que além de organizar eventos funciona como uma plataforma online de divulgação da cultura angolana.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. De acordo com o Maka Angola, a Angoplaste tem um contrato assinado com o Estado angolano em 2016 para a construção de uma fábrica de plásticos na China. Para além disso, o contrato prevê uma série de apoios estatais, definidos por decreto presidencial. De acordo com o Maka Angola, trata-se de benefícios fiscais, como a “isenção do pagamento de Imposto Industrial por 3 anos” ou a “isenção de pagamento de Imposto de Sisa”.

O que perdeu com João Lourenço. Por enquanto, nada: o contrato da Angoplaste não foi revogado.

Extravagância. É baterista na banda de rock Trinity Nova, onde o irmão Danilo toca baixo.

Eduane Danilo dos Santos, o jovem do relógio de meio milhão

Nome. Eduane Danilo Lemos dos Santos

Idade. 28 anos

Família. Casou em maio de 2018 com Brenda Costa, a namorada desde os tempos do colégio com quem já tinha um filho, agora com 3 anos. Isabel dos Santos, a irmã mais velha, foi a madrinha do noivo.

Eduane foi o primeiro filho do casamento entre José Eduardo dos Santos e a antiga hospedeira Ana Paula dos Santos, sua atual mulher. De acordo com o Club-K, Danilo passou pelo Brooke House College, no Reino Unido, e estudou na Richmond University em Londres.

O que diz sobre si próprio. “Podemos às vezes não ser compreendidos de maneira correta, e as nossas ações tiradas fora de contextos, e deturpadas, mas acreditem que do meu lado, de tudo faço para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos angolanos, e sempre com amor e respeito ao meu próximo.”

O que dizem sobre ele. “Eles parecem ser demasiado jovens para terem 500 mil euros”, disse o ator Will Smith, quando Eduane e a então namorada subiram ao palco para levantar o relógio desse mesmo valor que compraram num leilão de caridade, em maio de 2017.

Negócios em Angola. Foi um dos acionistas maioritários do Banco Postal de Angola, constituído em setembro de 2016, de acordo com a Visão, em parceria com o amigo Ides Jackson Kussumua (filho do primeiro secretário do MPLA, João Baptista Kussumua), representados por duas sociedades — a EGM Capital e a C8 Capital.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. O Banco Postal de Angola, criado em setembro de 2016, era também propriedade do Estado, que detinha metade da participação através do Ministério da Tecnologia, do Banco BCI e dos Correios de Angola. Eduane Danilo está ainda ligado à empresa Switchcom, de telecomunicações, que estaria a tentar levar a Vodafone para Angola. Tem ainda 15% de participação no Deana Day Spa, que pertence à sua mãe.

O que perdeu com João Lourenço. Há um ano, em janeiro de 2019, o Banco Nacional de Angola revogou a licença do Banco Postal de Angola, por incumprimento do aumento de capital obrigatório de 2,5 mil milhões de kwanzas (7 milhões de euros), determinando assim a sua falência.

Joseana dos Santos, a girlsband

Nome. Joseana Lemos dos Santos

Idade. 25 anos

Família. Joseana é a segunda filha da relação de José Eduardo dos Santos com Ana Paula Santos. Casou-se em abril de 2017 com Ricardo Abrantes (sobrinho da ex-companheira de José Eduardo dos Santos, Maria Luísa Abrantes), de quem tem um filho.

Negócios em Angola. Tinha uma participação minoritária no Banco Postal de Angola, entretanto encerrado, e outra no Deana Day Spa.

Extravagância. Faz parte da girlsband Black Fofas e partilha por vezes fotografias dos pais em redes sociais.

Eduardo dos Santos

Nome. Eduardo Breno Lemos dos Santos

Idade. 21 anos

Família. É o terceiro filho da união entre José Eduardo dos Santos e Ana Paula Santos.

Negócios em Angola. Teve uma participação minoritária no Banco Postal de Angola e outra no Deana Day Spa.

O que perdeu com João Lourenço. Há um ano, em janeiro de 2019, o Banco Nacional de Angola revogou a licença do Banco Postal de Angola, por incumprimento do aumento de capital obrigatório de 2,5 mil milhões de kwanzas (7 milhões de euros), determinando assim a sua falência.

Houston dos Santos, accionista aos 16 anos

Nome. Houston Lulendo Lemos dos Santos

Idade. 18 anos

Família. É o quarto filho da união de José Eduardo dos Santos com Ana Paula Santos.

Negócios em Angola. Teve uma participação minoritária no Banco Postal de Angola com os irmãos.

O que perdeu com João Lourenço. Há um ano, em janeiro de 2019, o Banco Nacional de Angola revogou a licença do Banco Postal de Angola, por incumprimento do aumento de capital obrigatório de 2,5 mil milhões de kwanzas (7 milhões de euros), determinando assim a sua falência.

Josias dos Santos, o filho-mistério

Nome. Josias dos Santos

Família. No livro Segredos e Poder do Dinheiro, do português Filipe S. Fernandes, Josias é mencionado como filho de José Eduardo dos Santos e “Eduarda, conhecida por Dadinha”. Em 2009, o Club-K garantia que Josias era à altura estudante numa universidade inglesa, o que não destoaria do percurso da maioria dos seus filhos. Não se sabe mais nada dele.