Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O cardeal Seán O’Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, foi o pregador convidado pela Conferência Episcopal Portuguesa para orientar o retiro de Quaresma dos bispos de Portugal este ano. Durante cinco dias, em Fátima, O’Malley — que assumiu a diocese de Boston após o escândalo de 2002 divulgado pelo Boston Globe — refletiu sobre diversos temas da responsabilidade dos bispos na Igreja Católica, incluindo na questão dos abusos sexuais.

As meditações de O’Malley estão agora publicadas em livro, num volume intitulado Procura-se amigos e lavadores de pés, editado pelas Paulinas e apresentado na última sexta-feira aos bispos, no final do retiro. O Observador publica agora um excerto do livro — o capítulo que O’Malley dedica à problemática da proteção dos menores na Igreja.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.