910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Paulo Coelho

Paulo Coelho

Rumo a uma transição energética mais justa

Está a chegar a 3.ª edição do Encontro Energia e Território. Este ano, a transição energética estará no centro do debate e juntará oradores e especialistas, na Universidade da Beira Interior.

Fruto de uma parceria entre a E-REDES e a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) – nasce o Encontro Energia e Território. Depois de duas edições de sucesso, aproxima-se uma terceira e o objetivo mantém-se: promover a discussão de temáticas relevantes para o setor elétrico, de forma descentralizada e próxima dos intervenientes com um papel ativo a desempenhar nessa mesma transição. Será na Universidade da Beira Interior, no dia 9 de outubro, que a Transição Energética Justa terá lugar de destaque em todos os debates, sendo o foco central desta 3ª edição.

O primeiro Encontro foi em 2022, no Instituto Politécnico de Viseu e contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, João Galamba, de representantes da E-REDES, das diversas Agências de Energia, da ADENE, bem como de diversas Comunidades Intermunicipais, em diversos painéis, permitindo e fomentando a reflexão sobre os desafios mais importantes do setor energético em Portugal. A 2ª Edição, desta vez com apoio da Universidade de Évora, contou com a presença de especialistas de entidades ligadas às áreas das políticas energéticas e ambientais para debater temas presentes na agenda do setor, de forma a promover uma discussão pública alargada e em proximidade com o território. Em ambas, a adesão do público à temática foi evidente, seja com a presença de interlocutores do setor, como de cidadãos em geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já para esta terceira edição, a estratégia manter-se-á a mesma e todos os caminhos darão à Covilhã, onde se pretende dar continuidade ao debate, de forma a clarificar público e intervenientes sobre qual o caminho a seguir, rumo a uma transição energética que se quer mais justa.

Paulo Coelho

António Vidigal, atualmente Consultor Independente, com uma longa experiência nas áreas da energia e das TIC, nomeadamente enquanto Presidente da EDP Inovação e Diretor Geral da EDP, será o orador principal do evento exclusivamente presencial. A sessão de abertura estará a cargo de Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, e Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Já os discursos de encerramento serão da responsabilidade de Carlos Santos, Presidente da RNAE, e Ferrari Careto, Presidente do Conselho de Administração executivo da E-REDES.

Saiba o que esperar deste dia!

Mostrar Esconder
  • O 1º painel de discussão será dedicado ao tema “Cidades do Futuro” e focar-se-á em discutir as inovações e estratégias necessárias para transformar as nossas cidades em espaços mais sustentáveis e eficientes. Os oradores convidados são: Miguel Macias Sequeira, Investigador na área de Energia e Clima no Center for Environmental and Sustainability Research – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (CENSE – Nova FCT), voluntário na Parceria Local de Telheiras, no projeto Municípios em Transição e um dos Embaixadores do Pacto Climático da União Europeia em Portugal; Rui Dinis, gestor de projetos na Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, uma associação privada sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa e da respetiva área metropolitana; Luís Tiago Ferreira, responsável pela área de Smart Cities, Iluminação Pública e Open Data da E-REDES; e representante da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
  • Já o 2º painel focar-se-á no tema da “Pobreza Energética”, tendo como base a publicação, a 8 de janeiro de 2024, da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050, que promove a proteção dos consumidores vulneráveis, integrando-os na transição energética e climática de forma justa, democrática e coesa. Quanto aos oradores, estarão presentes na conversa: Rita Varela, Técnica especialista da Direção de Indústria e Transição Energética da Agência para a Energia (ADENE) e membro da equipa do Observatório Nacional da Probreza Energética (ONPE-PT); Paulo Mendonça, chefe da Divisão da Unidade Orgânica Flexível de Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Seia e responsável pela Loja da Poupança Energética de Seia; Susana Camacho, administradora-delegada da S.ENERGIA; e António Marques, Professor Catedrático de Economia do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior, com larga experiência em investigação em economia da energia e do ambiente, transição energética e crescimento económico.

Quais são os principais benefícios das comunidades de energia? Quais os principais desafios de uma transição efetiva para energias renováveis? De que forma a descentralização da produção de energia pode contribuir para uma transição energética mais justa e eficiente? Sendo a Pobreza Energética um desafio em muitos países europeus, incluindo Portugal, como podemos nós combatê-la? De que forma podemos colmatar a dificuldade de parte da população em obter energia a um preço acessível, comprometendo o seu bem-estar, o desenvolvimento económico e a própria saúde? Estas serão algumas das questões a serem levantadas ao longo da tarde. O compromisso será o de apresentar ferramentas e soluções que nos permitam arranjar-lhes resposta.

Por isso, aponte na agenda: dia 9 de outubro, das 14h30 às 17h20, na Universidade da Beira Interior. Venha fazer parte deste Encontro e inscreva-se, aqui!

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.