O cansaço já aperta, mas as férias parecem estar a anos luz de distância? Felizmente há uma solução para esse dilema, e encontra-se mais perto do que imagina. Abril e maio trazem consigo dias gradualmente mais quentes que se traduzem em oportunidades de ouro para uma escapadinha numa das zonas de Portugal que mais diversidade oferece: a região do Médio Tejo.
Aproveite o final de uma semana repleta de rotinas e tarefas diárias para descontrair o corpo e desanuviar a mente, sozinho, em família ou entre amigos. Neste artigo damos-lhe três sugestões de roteiro de fim de semana onde não faltará espiritualidade, gastronomia, história, natureza e desportos náuticos. A si só caberá a tarefa de escolher a data de partida.
Ao encontro da espiritualidade
A fé e a espiritualidade ocupam um espaço de grande importância na História e forma de estar das gentes do Médio Tejo. A Páscoa será, sem dúvida, uma altura perfeita para visitar este destino. Um pouco por toda a região multiplicam-se as celebrações religiosas, vistas como verdadeiras referências a nível nacional, e em Fátima, o Santuário, construído após as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos em 1917, prepara-se para receber milhares de visitantes que ali acorrem por ocasião da celebração da Semana Santa.
Aproveite a visita para assistir a um dos eventos mais emblemáticos do concelho de Ourém, a Via Sacra ao Vivo, que regressa este ano, a 15 de abril, após uma interrupção de dois anos. Esta recriação histórica, que tem lugar na Vila Medieval de Ourém, junta cerca de 100 atores e figurantes na representação das últimas passagens de Jesus Cristo, desde a sua entrada em Jerusalém até à sua crucificação. A procissão, que atrai desde 1999 milhares de visitantes a Ourém, é acompanhada por orações e cânticos religiosos. Na Vila Medieval não perca a visita ao Castelo e Paço dos Condes de Ourém.
Siga em direção a Constância onde a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, entre e 15 a 18 de abril, junta dezenas de embarcações coloridas que navegam até ao local onde o rio Zêzere se junta ao rio Tejo, para a tradicional bênção dos barcos. Em terra, as ruas de Constância são decoradas com coloridos arranjos florais e é possível deliciar-se com várias iguarias da gastronomia típica como a fataça na telha, a açorda de ovas ou os doces queijinhos do céu nas várias tasquinhas que ali se encontram espalhadas.
No Sardoal, a noite de quinta-feira Santa é dedicada à Procissão do Senhor da Misericórdia, também conhecida por Procissão dos Fogaréus. Prepare-se para um evento verdadeiramente especial. As luzes das velas e dos archotes carregadas à noite pelas ruas do Sardoal, assim como as mais de 600 lamparinas que iluminam as escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, criam um ambiente místico que emociona quem ali se encontra.
À descoberta dos Templários
Se viajar significa para si mergulhar na História e cultura locais, não poderia escolher melhor destino para a sua escapadinha de fim de semana. Aventure-se em busca do património militar e religioso ligado aos misteriosos Cavaleiros da Ordem do Templo (conhecidos por Templários) num roteiro que abrange os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha. Aproveite para levar os mais pequenos, que sairão encantados com histórias de cavaleiros, reis e rainhas.
Chegado à fascinante cidade de Tomar, inicie a descoberta no Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO, onde se insere igualmente o Castelo dos Templários, fundado no século XII, que serviu como sede portuguesa dos templários até 1357 e mais tarde da Ordem de Cristo. Suba até ao topo das suas muralhas para uma vista inigualável sobre a cidade e zona envolvente, e procure no interior os vários estilos arquitetónicos aplicados ao longo de sete séculos de construção.
Ainda em Tomar, junte ao roteiro a Igreja de Santa Maria do Olival, um dos exemplares mais icónicos da arte gótica em Portugal, em tempos Panteão dos mestres da Ordem. No seu interior encontra a lápide de Gualdim Pais, Mestre Templário fundador da cidade de Tomar. E de seguida, parta à descoberta do melhor da gastronomia típica local, através de iguarias como a morcela de arroz, coelho na abóbora e Couves à D. Prior. Para sobremesa sugerimos um “Beija-me Depressa” ou uma deliciosa “Fatia de Tomar”.
Após o almoço, o destino seguinte é a encantadora vila de Dornes, onde, para além de magníficas paisagens decoradas pelas águas do rio Zêzere, encontra a Torre Pentagonal, uma estrutura usada como atalaia defensiva pelos Templários no século XII, localizada junto à Igreja Matriz de Dornes. Já no concelho de Vila Nova da Barquinha, erguido numa pequena ilha em pleno rio Tejo, o imponente Castelo de Almourol, entregue aos Templários em 1171, que lhe proporcionará incríveis registos fotográficos.
Entre o rio e a serra
Se as suas baterias mentais e físicas estiverem a precisar urgentemente de serem carregadas, nem que seja por um curto espaço de tempo, nada melhor que uma escapadinha entre algumas das paisagens mais bonitas de Portugal.
Se o tempo permitir, rume em direção à Albufeira de Castelo do Bode, que banha os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sardoal, Sertã e Vila de Rei onde a água do rio Zêzere forma um enorme lago azul que convida a mergulhos refrescantes e à prática de vários desportos aquáticos.
Relaxe numa das suas tranquilas praias fluviais ou prepare-se para acordar o corpo com desportos como jet ski, remo, SUP ou windsurf, entre outros. E wakeboard? Já experimentou? Aproveite o facto de se encontrar na primeira Estância de Wakeboard do mundo para se aventurar neste desporto que lhe trará saudáveis doses de adrenalina.
Se as caminhadas fizerem mais o seu estilo gostará de saber que encontra inúmeros percursos pedestres na região. Basta escolher um que se adapte ao seu nível de forma física e às suas preferências ao nível de paisagem envolvente.
Ao longo dos seus 13 concelhos, o Médio Tejo é caracterizado por uma paisagem verde e azul com as serras, rios, floresta, parques ambientais, praias fluviais, grutas, reservas naturais, passadiços, entre outros atrativos. O contacto com a Natureza torna-se o ponto de partida para uma viagem que atravessa, entre tantas outras, as três Grandes Rotas do Tejo, do Zêzere e do Carso.
E agora? Preparado para umas mini férias inesquecíveis? Já sabe, o destino é a região do Médio Tejo. A escolha do roteiro é totalmente sua.