Para fazer planos de férias para 2022 talvez ainda seja um pouco cedo… contudo para umas experiências de curta duração ou em modo de escapadinha, é sempre boa altura. Depois da verdadeira montanha russa de limitações, restrições e indecisões que a pandemia tem imposto ao longo de quase dois anos, talvez seja boa hora para tirar da gaveta algumas das aventuras que estão guardadas para “um dia destes”. Reunimos 12 sugestões de experiências dentro de fronteiras, para todas as idades e orçamentos, que vão da aventura à imaginação e da comida à tradição. Para começar o novo ano com objetivos definidos e novos horizontes para explorar.
Fazer um passeio de helicóptero
Sobrevoar Belém, Sintra ou Cascais é, sem dúvida, uma perspetiva diferente de qualquer uma destas zonas, mesmo para quem as conhece bem. A proposta é arrojada, mas alcançável, graças à Lisbon Helicopters, que propõe diferentes viagens de helicóptero. Ver Sintra e os seus monumentos do céu, por exemplo, é uma experiência que dura, aproximadamente, 30 minutos de voo com um custo de 585 euros. A partida acontece sempre no heliporto de Algés e os voos turísticos contam com três passageiros. Há outras rotas e experiências que podem ser consultadas no site. Além deste tipo de voo a empresa também faz voos personalizados e privados que podem levar os passageiros a qualquer parte do país (no continente) e, nestes casos, as partidas são feitas do aeródromo de Tires.
Um almoço de luxo num local inesperado
No meio da Natureza ou à beira mar são apenas duas sugestões para uma refeição fora do comum. Mas, atenção, não precisa levar a cesta de piquenique e fazer umas sandes. O serviço Penha Longa Catering: Anytime, Anywhere organiza refeições de luxo em locais que a imaginação do cliente define. Depois cabe a uma equipa especializada criar uma refeição mágica, seja um jantar romântico a dois, um almoço de família para celebrar um feito ou um evento para dezenas de pessoas.
Viajar no tempo e no Douro ao mesmo tempo
Na mágica paisagem que envolve o Douro, classificada como Património Mundial da UNESCO, há um comboio que desliza à beira do rio, entre a Régua e o Tua, com vista privilegiada para fora e uma sensação de nostalgia por dentro. O Comboio Histórico do Douro é uma locomotiva a vapor de 1925 com cinco carruagens antigas e a viagem conta com a animação de música e cantares tradicionais da região antes da partida e ainda com sabores da região, como os rebuçados da Régua e um brinde com Porto Ferreira. O programa da viagem começa com a partida da Régua pelas 15h28 e o regresso está marcado para as 18h26. Pelo meio há uma paragem no Pinhão, onde a própria estação faz parte do roteiro turístico. Este programa acontece entre junho e outubro e já está planeado para 2022, embora em datas ainda a confirmar. A viagem de ida e volta neste comboio histórico custa 45 euros por adulto e 20 euros por criança, mas há descontos e variáveis que devem ser consultados no site.
Ter um palácio só para si para tomar um brunch
Começar o dia num palácio, rodopiar no salão de baile livre de turistas ou tomar um brunch em família onde noutros tempos a família real também tomou as suas refeições. A Parques de Sintra propõe visitas exclusivas aos seus palácios. Por 30 euros qualquer pessoa pode fazer uma visita exclusiva ao Palácio de Queluz ou por 70 euros, para uma família de dois adultos com duas crianças (que tenham entre seis e 12 anos). Mas também há packs para duas pessoas e para famílias com complementos, como brunch, lanche ou cocktail. Por exemplo, fazer uma visita exclusiva para duas pessoas com brunch ao palácio custa 92 euros. A reserva deve ser feita com, pelo menos, três dias úteis de antecedência e a hora da visita está limitada aos períodos antes ou depois da abertura ao público. Além deste também os palácios da Pena, de Sintra, de Monserrate podem ser visitados a sós e fora de horas.
Uma experiência radical indoor, como voar
Não é para todos, mas os mais aventureiros têm na recém aberta JumpYard, na zona de Alfragide (em Lisboa), uma série de propostas para testar a sua adrenalina. Este espaço oferece experiências para testar na vida real algumas das acrobacias dos videojogos, como trampolins, escalada, um circuito de obstáculos, um fosso de esponja e uma zona de gaming. A JumpYard é uma ideia que nasceu na Suécia, em 2017, e já viajou para diferentes países da Europa. Este espaço é para toda a família e para todas as idades, a entrada custa 13 euros por uma hora ou 21 euros por duas horas, mas há mais informações que devem ser consultadas no site. Uma das experiências mais originais, e que dá aos mais arrojados uma pequena ideia do que é voar como um super-herói, chama-se SkyRider: consiste em sobrevoar o espaço de forma suspensa. Esta atividade tem um custo adicional de 3 euros por uma volta ou 7 euros por três voltas, é necessário ter uma altura entre os 125cm e os 187cm e um peso máximo de 110 quilos.
Aprender uma arte artesanal
É sempre boa altura para aprender a fazer algo novo e especial. As artes artesanais exigem paciência e alguma habilidade por parte dos aprendizes, mas também tempo e disponibilidade por parte dos artesãos, quando alguns dos seus trabalhos se tornam raros e os seus conhecimentos verdadeiras relíquias. A IDIM é uma plataforma que pretende ligar artesãos a pessoas que querem fazer workshops, dinamizando assim a troca de conhecimentos e interesses. Azulejaria, cosmética, gastronomia, joalharia são algumas das áreas a explorar no site. E porque não aprender a fabricar cerveja? A ideia é conhecer todas as fases de fabrico de uma cerveja e para tal estará por lá um mestre cervejeiro. A experiência é dada em português e inglês tem a duração de sete horas e, isso implica, uma pausa para almoço. Para participar é necessário haver um número de pessoas entre 12 e 20, todos têm de ter mais de 18 anos, tem lugar na Ericeira e um valor a partir de 80 euros. No fim, o prémio de participação é uma garrafa de cerveja, claro.
Voar num balão de ar quente
Ver balões de ar quente a flutuar no ar com as suas cores no céu infinito como cenário é um bonito espetáculo para observar do chão firme, mas como será estar dentro de um? A Up Alentejo tem uma série de opções para quem quiser experimentar. A viagem dura uma hora, mas toda a experiência varia entre as quatro e as cinco horas. E não há que temer que o vento leve o balão para longe porque há uma equipa em terra a seguir o balão com comunicação de rádio e GPS. A experiência pode ser feita em qualquer altura do ano porque, dizem os entendidos no site, Portugal tem ótimas condições atmosféricas para esta prática. No entanto as condições variam consoante as estações e, enquanto na altura de calor (entre abril e setembro) os voos acontecem ao nascer do sol, na altura de mais frio (entre outubro e março) as condições permitem voos depois do nascer do sol ou à tarde, duas horas antes deste se pôr. Os cestos têm uma capacidade que vai das quatro às 12 pessoas por balão. Para uma primeira experiência existe o Voo Descoberta que tem um custo a partir de 170 euros, com várias opções. A Up Alentejo está sediada no Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Beja, no entanto, além do Alentejo, também é possível voar na Beira Baixa e na Beira Interior.
Viagem histórica com guia
Para quem gosta de passear com um guia e saber as histórias que se escondem pelos espaços visitados, talvez tenha interesse em conhecer as Viagens com Autores da Pinto Lopes Viagens. Aqui os guias são profissionais destacados nas suas áreas (escritores, um chef e um maestro para referir apenas alguns), e estas viagens levam os curiosos um pouco por todo o mundo. Neste caso, o destaque fica dentro de fronteiras com a viagem A Herança Judaica em Portugal – Alentejo, que é acompanhada pelo historiador Ricardo Presumido. Tem uma duração de três dias, data marcada para os dias 11 a 13 de março e passa por Lisboa, Évora, Monsaraz e Castelo de Vide. O preço por pessoa começa nos 495 euros e inclui viagem, estadia e refeições, entre outras coisas que podem ser consultadas no site, assim como o roteiro detalhado. A presença da comunidade judaica em Portugal tem séculos e é reconhecida em áreas como a astronomia, a medicina e a matemática. Esta experiência propõe um verdadeiro passeio pela História.
Uma noite de fados privada
As conversas marcam o ritmo e a comida caseira dita os sabores. É a proposta de Luisa Villar no seu Mesaluisa, um espaço, no coração de Lisboa, onde as relações humanas e a gastronomia se juntam em experiências muito especiais. E para acrescentar ainda mais um ingrediente a esta receita, uma das sugestões que podemos encontrar no site é o Jantar Secreto com fado. Para um grupo que pode ir até 14 pessoas, a chegada está marcada para as 19h30 para aperitivo e petiscos típicos portugueses. Pelas 20h00 serve-se o jantar e às 21h00 arranca a sessão de fado, com uma fadista acompanhada por guitarra portuguesa e guitarra clássica. Quem, ao fim de três horas e meia, quiser repetir a dose de tradição nacional, deve saber que esta experiência acontece apenas uma vez por semana, mas o melhor é consultar o site.
Observar as estrelas
Não subestime o poder das estrelas. Afinal, o projeto Dark Sky Alqueva conquistou o público internacional, uma vez que nos Travel Awards de 2021 (os Óscares do turismo) conquistou o prémio de Turismo Responsável da Europa e depois também do Mundo. No site é possível encontrar uma série de experiências para desfrutar do céu do Alentejo e de outras particularidades da região. Além da prova de vinhos e do passeio de veleiro, o destaque vai para a Observação Noturna. A experiência começa no interior, com uma visita pela exposição de astrofotografia da reserva, e continua depois no exterior, com a observação da esfera celeste, tanto à vista desarmada, como com a ajuda de binóculos e telescópios. Acontece de terça a sábado e depende das fases da lua, do mês do ano, das condições meteorológicas e da disponibilidade do observatório. Tem um custo de 20 euros por adulto, 10 euros por criança (entre os 8 e os 12 anos) e os menores de 8 anos não pagam.
Realizar uma missão de super herói
Sem fatos coloridos ou máscaras, mas sim com um equipamento tecnológico que tem óculos e arma, entre outros “poderes”, o Marvel Mission é um centro de lazer que oferece a oportunidade de entrar no universo dos super-heróis com a ajuda da realidade virtual e da realidade aumentada. Esta experiência é uma espécie de encontro de sonho entre uma escape room, um cinema 3D e o universo Marvel, no espaço UBBO, na Amadora. De momento há três missões disponíveis, mas em breve serão mais. Como o Homem-Aranha é o herói Marvel do momento com o filme Homem-Aranha: Sem Volta a Casa nos cinemas, destacamos a missão Spider-Man Reptilia, aparentemente um projeto de ciências, mas não se sabe que surpresas reserva. É uma experiência de realidade virtual e aumentada, tem uma duração de 45 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e pode contar com três a seis pessoas — tem um preço de 35 euros por pessoa. Além do Spider-Man, também é possível realizar uma missão S.H.I.E.L.D. ou com Ant-Man & The Wasp e ainda desfrutar da oferta na loja de produtos Marvel.
Uma viagem ao interior
Referimo-nos ao interior da pessoa e não ao interior do país, pois esta sugestão é holística. No Vila Monte Farm House Algarve, em Moncarapacho (Olhão) a estadia já conta com a piscina, a calma da Natureza envolvente e a riqueza da zona (uma vez que a praia está mesmo ali ao lado), mas este espaço aposta ainda numa vasta lista de experiências para os seus clientes, entre elas várias são de bem-estar e auto-descoberta para quem quiser investir num retiro mais profundo. Além de massagens, há a possibilidade de realizar uma viagem shamânica, para quem busca orientação espiritual (dura entre 45 minutos a 1h50, por 100 euros), o tratamento de essência floral através o potencial energético das flores (tem duração de uma hora, por 80 euros) e há ainda a limpeza de energia com Reiki, a cura dos chakras e aulas privadas de ioga ou pilates. Mas importa dizer acrescentar que a astrologia e também entra nestas ofertas e é possível fazer uma caminhada de três horas sob a lua cheia (com um mínimo de duas pessoas, um preço de 35 euros por pessoa) ou uma meditação sob as estrelas (duração de uma hora, mínimo de três pessoas com um preço de 25 euros por pessoa).