Portugal foi distinguido com 11 prémios de turismo a nível mundial. Os World Travel Awards (WTA) continuam a ser distribuídos e, esta quinta-feira, 16 de dezembro, foi a vez de anunciar os vencedores das diferentes categorias a nível mundial.

Madeira ganha o prémio de melhor destino insular do mundo pela sétima vez consecutiva e Algarve revalida o lugar de melhor destino de praia do mundo, mantendo, assim, as distinções da edição de 2020.

Nos projetos turísticos, os Passadiços do Paiva são a melhor atração de aventura. Dark Sky Alqueva ganha o prémio de turismo responsável. E a Parques de Sintra distinguiu-se como a melhor empresa do mundo em conservação.

Também houve várias distinções nacionais em relação a hotéis. O Olissipo Lapa Palace Hotel, em Lisboa, foi considerado o melhor hotel clássico do mundo. O Pestana Porto Santo All Inclusive é o melhor resort praia & lifestyle de luxo. Já o hotel Conrad Algarve é o melhor resort de luxo e lazer. L’AND Vineyards ganha o prémio de melhor hotel de região vinícola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A TAP Air Portugal arrecadou dois prémios, tendo sido considerada a melhor companhia aérea a voar para África e também para a América do Sul.

Portugal concorria em 44 categorias. E em sete destas, em dose dupla, como no caso de melhor city break do mundo (com Lisboa e Porto), melhor destino com herança (com Lisboa e Porto), melhor resort All-Inclusive (com o Club Med da Balaia e o Pestana Porto Santo All Inclusive), melhor hotel clássico (com o Belmond Reid’s Palace, na Madeira, e o Olissipo Lapa Palace Hotel, em Lisboa), design hotel (com 1908 Lisboa Hotel e o The Vine Hotel, no Funchal), melhor resort family villa (com Dunas Douradas Beach Club, em Almancil, e o Martinhal Sagres Beach Beach Family ResortHotel) e melhor lifestyle resort (com o Conrad Algarve e o EPIC SANA Algarve Hotel).

Nos World Travel Awards que distinguiram, a 22 de outubro, o melhor da Europa, houve prémios de destaque para os concorrentes nacionais. À semelhança dos prémios mundiais, o Algarve foi eleito o Melhor Destino de Praia da Europa e a Madeira revalidou o título de Melhor Destino Insular da Europa.

World Travel Awards. Algarve é o melhor destino de praia da Europa. Madeira revalida título de melhor ilha

Quanto aos vencedores internacionais, os WTA 2021 atribuíram às Maldivas o prémio de melhor destino do mundo, pela segunda vez. A Arménia foi considerada o melhor destino com herança. Machu Picchu é a melhor atração turística do mundo e o Peru é o melhor destino cultural. O Dubai é o melhor destino para viagens de negócios e leva os prémios de melhor porto de cruzeiros do mundo, para Mina Rashi, e de melhor projeto de desenvolvimento turístico, para The Palm Jumeirah – Nakheel .

A Rússia também se destacou, com duas das suas cidades a serem premiadas. Moscovo foi considerada o melhor destino de city break do mundo e a melhor cidade com herança. Já São Petersburgo leva o prémio de melhor cidade cultural e também de melhor campanha de marketing.

Lista dos prémios ganhos para Portugal na categoria “Mundo”:

  • Atração de Turismo de Aventura: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)
  • Companhia Aérea para África: TAP Air Portugal
  • Companhia Aérea para a América do Sul: TAP Air Portugal
  • Destino de Praia: Algarve
  • Destino Insular: Madeira
  • Prémio de Turismo Responsável: Dark Sky Alqueva
  • Hotel Clássico: Olissipo Lapa Palace Hotel, em Lisboa
  • Resort praia & lifestyle de luxo: Pestana Porto Santo All Inclusive
  • Resort de luxo e lazer: Conrad Algarve
  • Hotel de região vinícola: L’AND Vineyards
  • Melhor empresa de conservação: Parques de Sintra – Monte da Lua

No site do WTA está a lista completa de premiados nos WorldTravelAwards nesta edição de 2021.