É mais uma notícia falsa que corre no Facebook, relacionada com a epidemia do novo coronavírus. Desta vez, alega-se que António Saraiva, presidente de uma das principais organizações patronais portuguesas, terá dito que os portugueses “não querem é trabalhar”.
“É impensável que as empresas tenham de parar. Há lucros para manter, uma mera gripe não pode pôr isso em causa. E, sendo politicamente correto, no fundo, muitos não querem é trabalhar.” A afirmação é atribuída a um comunicado da responsabilidade do presidente da CIP — Confederação Empresarial de Portugal .
Além disso, a mensagem está a ser partilhada na rede social acompanhada de uma imagem onde se imita o logótipo e o oráulo da CMTV.
O Observador contactou António Saraiva e o presidente da CIP desmentiu ter feito tais declarações. “São obviamente fake-news, não passa de maldade humana”, disse, sublinhado ainda que também Carlos Rodrigues, o diretor executivo daquela canal de televisão, já veio a público desmentir que tivessem transmitido aquelas imagens. “É totalmente falso”, voltou a sublinhar António Saraiva.
Conclusão:
O conteúdo é falso. O presidente da CIP nunca disse tal frase, como o próprio garantiu ao Observador. Disse ainda que Carlos Rodrigues, o diretor executivo da CMTV, tinha vindo a público desmentir que tivessem transmitido aquelas imagens no canal de televisão.
Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.