A cantora norte-americana Beyoncé lançou recentemente um álbum de inspiração country — Cowboy Carter. A intérprete de 42 anos decidiu trazer uma nova tonalidade à sua música, elegendo um género em que nunca tinha apostado no passado.

Ora, publicações nas redes sociais alegam que a academia de música country “decidiu banir de forma permanente a cantora Beyoncé” do organismo após o lançamento álbum Cowboy Carter. O motivo? “Não era o seu género.” Saliente-se que, em álbuns passados, a cantora norte-americana apostavam em géneros como o rap, o R&B, o pop ou mesmo a música dance.

Com uma busca na internet, percebe-se que a informação em questão partiu do site essports.com. Naquele portal, lê-se que a decisão “causou ondas de choque na indústria musical” e que foi recebida quer de forma positiva, quer negativa. “Mostra o debate atual em redor das fronteiras do género [musical] e da expressão artística dentro da comunidade musical do country.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O site diz que a decisão da academia de música country reflete a “postura conservadora” do organismo. “Os críticos alegam que isso inibe a inovação a diversidade na música, enquanto os apoiantes mantêm que deve aderir-se às normas estabelecidas e tradições.”

Os agentes de Beyoncé terão ficado, segundo o site, desapontados, lembrando “a importância da liberdade artística e a explorações de novos territórios musicais”. “Eles argumentaram que os géneros musicais são fluidos e devem refletir a experiências diversas, assim como a influência dos artistas.”

Apesar de as informações presente no website até apresentarem pontos de vistas distintos e até refletirem algumas visões na indústria musical norte-americana, a suposta notícia tem um cariz satírico. Aliás, não existe qualquer notícia sobre o assunto no site oficial da academia de música country.

O portal essports.com caracteriza-se por se especializar em “notícias satíricas e de paródia”. Segundo a descrição presente no site, “é o destino único para as notícias e comentários satíricos sobre os Estados Unidos da América”. “A nossa equipa de escritores e editores estão dedicados a trazer as melhores e últimas notícias falsas do absurdo com uma dose saudável de humor e sátira.”

Conclusão

Se bem que tenha havido algum debate sobre o novo álbum de Beyoncé sobre se representa de forma verdadeira o estilo de música country, não é verdade que a academia musical daquele género tenha banido permanentemente a cantora norte-americana após o lançamento do álbum Cowboy Carter. Essas informações partiram de um site satírico.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge