O milionário norte-americano Jeffrey Epstein, que aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual e de pornografia infantil, morreu a 10 de agosto de 2019. Agora, com o anúncio de que dezenas de nomes de vítimas, bem como de figuras públicas que visitavam a sua ilha onde decorriam os crimes sexuais, vão ser tornados públicos em 2024, voltam a surgir várias publicações nas redes sociais sobre o milionário. Numa delas diz-se que o ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama visitou a tal ilha. Para isso, partilharam uma fotografia com a família de Obama e uma seta que indicava a suposta mansão de Jeffrey Epstein. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Olhando para as informações disponibilizadas pelo autor, de facto, não se percebe como é que chegou à conclusão de que a família Obama estava na residência de Epstein nas Ilhas Virgínia. Entretanto, se se usarem ferramentas de identificação de imagens como a TinEye chegamos a vários resultados que comprovam que o autor manipulou a imagem original. Existem vários exemplos, pelo menos desde 2020, que mostram esta fotografia em artigos de jornais. E se olharmos para essas mesmas fotografias, percebe-se que não está lá nenhuma suposta mansão no canto superior esquerdo. A cúpula utilizada na imagem do autor da publicação original pode ser vista noutros artigos sobre Epstein.
Numa nova busca encontra-se, de facto, a fotografia original. Foi partilhada por Michelle Obama, ex-primeira dama norte-americana, a 4 de agosto de 2020 na sua conta oficial de Instagram. “Parabéns para o meu homem favorito. A todos os bons dias, céus azuis e novas aventuras que hão de vir”, escreveu. Essa fotografia pode ser consultada por qualquer pessoa seguindo este link (sendo que a própria conta de Michelle foi alvo de teorias da conspiração com comentários que apontavam para a presença da família Obama na ilha de Epstein).
Como é possível perceber, a mansão não é visível no canto superior esquerdo. Tal como escreveram outros fact-checkers internacionais, que desmentiram publicações semelhantes à que o Observador está a verificar, esta imagem foi tirada no Havai e não nas Ilhas Virgínia, onde Jeffrey Esptein tinha a sua mansão.
Conclusão
Não é verdade que a família Obama tenha pousado para uma fotografia na ilha de Jeffrey Epstein, onde terão decorrido vários crimes sexuais com menores de idade. Essa imagem foi manipulada. A original pode ser encontrada na conta oficial de Instagram da ex-primeira-dama norte-americana, Michelle Obama.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.