“Veja este comboio a acelerar entre Devprayag em Uttarakhand e Srinagar [províncias indianas] e sinta-se aliviado porque o dinheiro dos seus impostos está a ser gasto pelo Governo Central da Índia”, destaca-se numa publicação, em inglês, no Facebook. É um de milhares de posts em que um vídeo que mostra um comboio de alta velocidade a percorrer uma região montanhosa é partilhado, garantindo-se que a estrutura ferroviária e o respetivo transporte podem ser encontrados na Índia.
“O país não se desenvolve com base em slogans, mas sim em vias rápidas e em excelentes infraestruturas ferroviárias”, alega-se ainda no texto comum às várias publicações, denunciadas enquanto suspeitas de conter informações falsas.
As suspeitas de vários utilizadores não são vãs. O vídeo mostra uma linha de comboio verdadeira, mas não na Índia. As imagens foram captadas na cidade de Yanbodu, Cili, localizada na província de Hunan, na China. Tal pode ser comprovado através da pesquisa inversa de frames da gravação em vídeo que apresenta resultados de vídeos publicados em meados de outubro. A maioria atribui a estrutura ferroviária ao país chinês.
No X, o jornal People’s Daily, China partilhou as mesmas imagens com a seguinte descrição: “Túnel após túnel, um comboio em movimento passa pela paisagem montanhosa, revelando uma bela vista no condado de Cili, na província de Hunan, no centro da China.”
Tunnel after tunnel, a moving train passes through the mountainous landscape, unfolding a beautiful sight in Cili County, central China's Hunan Province. #BeautifulChina pic.twitter.com/8NbJE9glrw
— People's Daily, China (@PDChina) October 22, 2024
Nos últimos meses, o governo indiano anunciou um projeto ferroviário de 125 km em Uttarakhand, medida que pode ter feito com que vários utilizadores nas redes sociais, sobretudo indianos, a considerar que as imagens correspondem à nova estrutura ferroviária.
De acordo com o The Quint, um jornal de verificação de factos indiano certificado pela International Fact-Checking Network (IFCN), que também classificou a informação em análise como falsa, a conclusão da construção da nova ferrovia indiana só está prevista para dezembro de 2025. A linha irá estender-se por 125 km e inclui a construção de 12 novas estações.
Em setembro, no X, o Ministério dos Caminhos de Ferro indiano partilhou imagens da linha férrea em construção. O governo do país assegura que a nova obra vai “potenciar a conectividade ferroviária entre cinco províncias” da Índia.
Seamless Rail network in Devbhoomi! ????
Rishikesh-Karnaprayag New BG Rail Line Project (125.20 KM)
Work in Progress:
????Construction of 11 stations
????Tunnel work: 176KM/213KM
Benefits:
⏩Enrich connectivity to Char Dham
⏩Boost Rail connectivity in 5 districts… pic.twitter.com/rcFvUchg24— Ministry of Railways (@RailMinIndia) September 19, 2024
Conclusão
É falso que um vídeo que mostra um comboio a penetrar por entre montes e vales se localize na Índia, ao contrário do que se garante em milhares de publicações nas redes sociais. As imagens não são falsas, mas estão a ser apresentadas de forma descontextualizada. Mostram, afinal, uma linha de comboio na cidade de Yanbodu, Cili, localizada na província de Hunan, na China.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.