A ideia de que uma investigação japonesa concluiu que a banana madura produz uma substância chamada “fator de necrose tumoral” — conhecido como TNF, que é capaz de combater células anormais, nomeadamente células cancerígenas, e que aumenta a proteção do sistema imunológico — está a circular nas redes sociais como uma verdade adquirida e confirmada pela ciência. Não é bem assim.

O estudo em causa, datado de fevereiro de 2009, foi publicado na revista Food Science and Technology Research e referia que as bananas têm potencial para prevenir doenças, mas sem nunca sugerir ou aconselhar que o consumo deste fruto consegue diminuir células anormais, como é o caso do cancro.

Os investigadores japoneses fizeram testes em ratos para tentar perceber a capacidade de a banana produzir uma resposta de imunidade (que inclui TNF) e descobriram que havia uma resposta melhor à medida que o fruto amadurecia. Por outras palavras: a banana madura pode ajudar em algumas situações (já que ficou provado que o fruto tem capacidade para contribuir para a disseminação de macrófagos e para alterações morfológicas em determinadas células). Porém, não se pode dizer que a banana produza uma substância que ajude a combater “células anormais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar disso, o estudo não sugere que os humanos aumentem a ingestão de bananas, nem conclui que esta possa prevenir doenças como a gripe ou o cancro, até porque não há qualquer indicação por parte dos investigadores de que as bananas contêm TNF. O que o estudo demonstra é que a banana, nomeadamente madura, pode aumentar o TNF e outras substâncias do sistema imunitário.

Contudo, o TNF é uma substância produzida pelo sistema imunológico de animais e não está presente na composição dos frutos ou plantas, o que exclui a ideia de a banana ter esta substância. À AFP, Jessada Denduangboripant, professor de biologia da Universidade Chulalongkorn da Tailândia, explicou que o “TNF é uma substância que faz parte do sistema imunológico de mamíferos e [que] não existe em bananas e outras plantas”.

Conclusão

É falso que as bananas maduras produzam TNF, uma substância que ajuda a combater células anormais, nomeadamente cancerígenas. O estudo japonês comprovou que havia uma melhor resposta à imunidade com a ingestão de bananas maduras, mas não é verdade que o fruto contenha esta substância, já que a mesma só existe em mamíferos. Desta forma, não é a banana que tem TNF e o estudo não conclui que o fruto possa prevenir doenças como o cancro.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge