Joe Biden acabou de tomar posse como novo presidente dos Estados Unidos da América. O evento decorreu esta quarta-feira, mas, mesmo que as eleições tenham decorrido há mais de dois meses, ainda há quem não esteja convencido. Aliás, nas redes sociais circulam publicações que continuam a desacreditar o processo eleitoral, acusando o agora Presidente dos EUA — e os seus familiares — de tentativa de fraude.

Num desses post, diz-se o seguinte: “A eleição está oficialmente nula e caducada. Valerie Biden Owens, irmã de Joe Biden, é casada com John Owens. O seu irmão, R. Kevin Owens, é um dos donos da Dominion Voting Systems”. Essa empresa fornece hardware e software eletrónico para o sistema de votação. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que existem laços profissionais entre família Biden e empresa de software eletrónico ligado ao acto eleitoral.

Nessa publicação, é possível ver uma imagem da irmã do agora presidente norte-americano, uma notícia da Associated Press (AP) sobre a “família de Hugo Chavez não ser detentora da Dominion Voting Systems” e uma alegada descrição profissional de Kevin Owens. A verdade é que, segundo a agência Reuters, o cunhado de Biden é diretor e co-fundador da empresa Staple Street Capital. E sim, essa empresa adquiriu a Dominion em 2018. Esse negócio chegou mesmo a ser noticiado. No entanto, Owens não se chama Kevin, como diz a publicação, mas sim Stephen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O problema é que Valerie Owens não é casada com este empresário, mas sim com John (Jack) Owens. Partilham o mesmo nome, de facto, mas não mais que isso. A prova pode ser encontrada em diferentes sites, como um que descreve a biografia da irmã de Biden, onde se confirma o casamento com Jack Owens, que “é juíz e empresário”.

Noutro artigo, neste caso num comunicado oficial da Casa Branca sobre a morte da mãe também antigo vice-presidente norte-americano, é referido igualmente o nome de Jack Owens como sendo marido de Valerie Owens, e pais de três filhos. Essa informação também pode ser confirmada na comunicação social norte-americana, como no New York Times, onde se confirma que os dois casaram em 1975. Nos dois documentos, nunca é referido um tal de Stephen Owens.

À Reuters, um porta-voz da Dominion Voting Systems confirmou que Stephen Owens não tem laços familiares nem qualquer relação empresarial com Valerie Owens. Nem tão pouco que o primeiro seja filho do marido da irmã de Joe Biden, como se alegou noutras publicações semelhantes.

Quer a agência de notícias britânica, quer outros órgãos de comunicação social e fact-checkers internacionais, como o USA Today ou a AP. Aliás, esta última chegou mesmo a contactar a Staple Street Capital, empresa de Stephen Owens, que também negou qualquer ligação familiar ou empresarial com a família Biden.

Conclusão

Não é verdade que a família de Joe Biden, em especial a sua irmã, tenha ligações com a Dominion Voting Systems — responsável por fornecer software e hardware para o sistema de voto eletrónico. A publicação alegava que Valerie Owens era casada com o detentor desta empresa, o que é falso, tal como foi desmentido por vários órgãos de comunicação social e por fact-checkers internacionais. O seu marido, Jack Owens, apesar de ter o mesmo apelido de Stephen Owens  — que detém uma empresa que comprou a Dominion — não partilha qualquer ligação familiar ou profissional com este empresário.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge