“Denzel Washington recusou um papel de 200 milhões de dólares na Disney e anunciou que não participaria na cultura woke“. A frase está a ser partilhada em várias publicações na rede social X (antigo Twitter) e no Facebook, somando gostos e partilhas. Mas a informação é falsa.

Desde logo, as publicações que estão a avançar a informação não são fontes credíveis. Inclusivamente, a alegação consta de uma página de Facebook assumidamente de sátira. Nenhum órgão de comunicação social reportou sobre o assunto.

Uma das publicações partilhada na rede social X (antigo Twitter)

Além disso, um porta-voz do ator disse à Reuters, por e-mail, que as afirmações sobre Washington ter recusado um filme da Disney são falsas. Já em maio circulou uma alegação em tudo semelhante, mudando apenas a verba do contrato: eram 50 milhões de dólares, e não 200 milhões. Na altura, a agência Reuters fez verificação de factos e concluiu que a informação era fabricada.

Por fim, a informação contradiz o anúncio feito recentemente por Denzel Washington no programa de televisão australiano Today, quando revelou que ia entrar no próximo filme da saga Black Panther, dos Marvel Studios, que foram em 2009 comprados pela The Walt Disney Company.

Conclusão

Falso. As publicações nas redes sociais que afirmam que o ator Denzel Washington rejeitou trabalhar com a Disney por ser uma empresa “woke” não têm fundamento, um representante do ator desmentiu a informação. Além disso, o ator revelou recentemente que vai entrar num filme da Marvel/Disney.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge