Um vídeo publicado nas redes sociais parece ter saído de um qualquer filme de super-heróis da Marvel. São vários segundos de diferentes supostos entregadores de pizza a voar por cima da cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em diferentes publicações semelhantes alega-se mesmo que a cidade está “a liderar esta tecnologia” no mundo. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que. no Dubai, entregam-se pizzas pelo ar. É falso.

Ao analisarmos o vídeo parece, de facto, que as pessoas que estão a fazer a suposta entrega de pizzas usam uma espécie de jetpack que lhes permite sobrevoar o Dubai. Ainda assim, não quer dizer que as imagens que estamos a ver sejam reais, até porque não existe nenhuma informação credível complementar àquelas imagens. Se pesquisarmos pela fonte deste vídeo é possível chegar a resultados parecidos no X, antigo Twitter, onde alguns utilizadores garantem que se trata de um conteúdo falso.

Com uma pesquisa mais detalhada, é possível descobrir quem são os homens que surgem naquele vídeo. Um deles é Vince Reffet, que sobrevoou aquela cidade em 2020 quebrando o recorde de altitude de voo com um jetpack. Este piloto acabou mesmo por morrer durante um treino no Dubai. Em relação a outro excerto do vídeo publicado nas redes sociais — que é composto por uma colagem de imagens recolhidas de vários conteúdos distintos — foi possível chegar à conclusão de que estamos perante uma ação de campanha de uma plataforma como a Uber Eats ou a Glovo, neste caso a Noon, dos Emirados Árabes Unidos. Esse vídeo está disponível nas redes sociais oficiais daquela marca.

Um dos fact-checkers mais relevantes do Brasil, o Boatos.org, também desmentiu esta publicação chegando à conclusão de que estamos perante uma publicação com informações falsas e que anexa diferentes vídeos para manipular as redes sociais. Ou seja, ainda que já tenham sido feito testes anteriormente, como foi o caso da marca de pizzas Dominos no Reino Unido em 2023, não se pode dizer que a utilização de jetpacks para entregar comida seja uma prática recorrente em diferentes cidades locais, como o Dubai. Não existe nenhuma notícia credível que comprove a veracidade daquelas publicações que o Observador verificou.

Conclusão

Não há provas suficientes de que, na cidade do Dubai, existam entregadores de pizza que utilizem jetpacks para trabalhar. As publicações em causa utilizaram diferentes excertos de vídeos distintos para construir e manipular uma notícia falsa. Estas e outras publicações já foram desmentidas anteriormente por outros fact-checkers internacionais. Um desses excertos pertence a uma campanha promocional de uma marca dos Emirados Árabes Unidos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge