Uma publicação com origem num vídeo de Tik Tok circula pelo Facebook atribuindo a Elon Musk uma declaração sobre Lula da Silva e as eleições de que saiu vencedor no Brasil (em 2022). “Foi nomeado e não eleito”, consta nesta publicação como uma frase alegadamente proferida pelo dono da rede social X — que está numa contenda com a Justiça brasileira que subiu de tom após a decisão do juiz brasileiro Alexandre de Moraes de suspender a plataforma.
Na imagem surgem fotografias de três juízes do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, e também a imagem de uma urna eletrónica em cima da qual aparece escrita a palavra “fraude”. Surgem também três bandeiras dos EUA e ainda duas frases. A primeira diz: “Eu Elon Musk falo para todos vocês do Brasil, vocês não elegerem [sic] ninguém”. A segunda acusa: “O seu Presidente foi nomeado e não eleito.”
A publicação tem origem num vídeo que circulou noutra rede social, o Tik Tok, onde se ouvia Elon Musk, e que já foi desmentido por diversos órgãos de comunicação social brasileiros (alguns dedicados à verificação de publicações em redes sociais), como o Lupa, o Estadão ou a Globo.
Não existe nenhuma notícia sobre declarações de Elon Musk como as que são citadas nesta publicação, nem publicações nas suas redes sociais com estas palavras. No vídeos, as frases atribuídas a Musk surgem como legenda, enquanto se ouve a sua voz em inglês, mas não coincide com o que está a ser dito. O áudio foi retirado de uma intervenção do CEO da rede X numa feira de tecnologia, que pode ser vista aqui.
A tensão entre Elon Musk e as autoridades brasileiras adensou-se no final de agosto, com a decisão de suspensão da rede social detida pelo empresário no Brasil, justificada com a recusa de Musk de nomear um representante legal da plataforma no Brasil.. O conflito já vem de trás, como contou o Observador em abril passado, desde a publicação dos “Twitter Files Brasil”, quando a justiça brasileira exigiu que fossem banidos alguns utilizadores da rede social X, por alegada desinformação. Musk recusou e Moraes avançou com uma investigação por “instrumentalização criminosa” e “obstrução à justiça”.
Desde então, Musk tem atacado não só a justiça brasileira como tem também sugerido a sua interferência na política. Recentemente escreveu que “há provas crescentes de que um juiz falso” — e aqui mencionava Alexandre de Moraes — “se envolveu em interferência eleitoral séria, repetida e deliberada na última eleição presidencial do Brasil. Pela lei brasileira, isso significaria até 20 anos de prisão”. Na mesma publicação, o dono da rede X não avançava com dados concretos e falava na cumplicidade de alguns ex-funcionários do Twitter, pedindo a quem tivesse provas que os denunciasse.
Moraes vs. Musk. Sete respostas para perceber a polémica com o X no Brasil
Conclusão
As frases que são atribuídas a Elon Musk não foram proferidas pelo dono da rede social X. Ainda que, no âmbito do conflito que tem há meses com as autoridades brasileiras, já tenha sugerido a interferência do poder judicial na política, Elon Musk não afirmou que Lula da Silva foi nomeado e não eleito. A eleição do atual Presidente do Brasil em 2022 foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, com Lula a ser eleito para um terceiro mandato com 50,9% dos votos, contra 49,1% do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.