Parece surreal. E é mesmo. Uma publicação alega que, quando uma pessoa chora, se a primeira gota de lágrima vier do olho direito, significa felicidade. Mas quando a primeira gota vem do outro olho, significa dor. Quando caem ao mesmo tempo, significa frustração. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa sem qualquer rigor científico.

Publicação viral alega que diferentes lágrimas significam diferentes emoções. É falsa.

A publicação, além de se assemelhar a uma daquelas que tenta “vender” uma ideia de facto científico desconhecido para muitos, não apresenta qualquer prova daquilo que está a divulgar. Não é, por isso, partilhado qualquer artigo que identifique o porquê de cada lágrima poder significar determinada emoção.

Ora, segundo a Cleveland Clinic and the American Academy of Ophthalmology, não existe qualquer evidência nas informações divulgadas pelo autor. Porém, existem três tipos de lágrima, produzidas pelas glândulas lacrimais em cada olho: emocional, de reflexo e basal. As basais servem para proteger o olho. As emocionais surgem por causa de uma “emoção arrebatadora” ou por efeito de stress, e as de reflexo são produzidas para “limpar o olho”. Os três tipos de lágrima estão explicadas num vídeo de Youtube da American Academy of Ophthalmology. Em nenhum momento é defendido aquilo que foi dito pelo autor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma pessoa chora por determinada emoção. Também pode chorar por dor ou por felicidade. Pela morte de um parente próximo ou porque conseguiu uma vitória pessoal/profissional importante, segundo aquela instituição. Mas não é verdade que uma determinada emoção possa determinar um tipo de lágrima. Não existe, mais uma vez, qualquer estudo científico credível que comprove as afirmações da publicação original.

Noutro fact-check, neste caso feito pelo Snopes, foram analisadas imagens que aparentavam apresentar diferentes tipos de lágrimas vistas à luz de um microscópio. É verdade que “cada lágrima é única”, mas a sua composição química é ainda pouco compreendida pela comunidade científica. As imagens em questão foram deturpadas.

Por outro lado, não é possível classificar como verdadeira a alegação deste fact-check, já que a imagem microscópica foi “influenciada por diferentes fatores”: se a lágrima foi comprimida, qual o seu volume, quais as definições do microscópio e da lente da máquina fotográfica, e como é que a fotografia foi impressa. Tudo isso poderá ter influenciado o resultado final, e é por isso que se obtêm resultados diferentes.

Conclusão

Não é verdade que as lágrimas possam, em determinados momentos, significar emoções diferentes. Ainda que o estudo científico sobre as lágrimas tenha poucas evidências, não é possível, com toda a certeza, alegar que uma lágrima que saia do olho direito pode simbolizar uma emoção diferente daquela que sai do outro esquerdo. Esta publicação original, além de não apresentar fontes oficiais ou notícias credíveis, já foi desmentida por outros fact-checkers internacionais. Em todos, a conclusão é sempre a mesma: publicação falsa.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge