786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Emoções

Saúde Mental

O que é um psicopata? Como se identifica? 

Desprezam os direitos e as emoções dos outros e fingem e manipulam para alcançar os seus interesses. São doentes com Perturbação da Personalidade Antissocial.
Política

Direita: populismos associados a emoções positivas

Investigadores entrevistaram simpatizantes de partidos de direita portugueses e italianos e concluíram que a esperança e o entusiasmo são duas das emoções positivas associadas ao populismo à direita.
Doenças

O que são sintomas psicossomáticos?

O corpo e a mente estão em permanente relação e influenciam-se um ao outro. Isso significa que os fatores psicológicos e as nossas emoções podem provocar sintomas ou doenças físicas.
Psicologia

Tem um obstáculo? Talvez uma pitada de raiva ajude

Uma equipa norte-americana analisou a resposta das pessoas zangadas a diferentes desafios e verificou que podem fazer batota, mas são mais persistentes e estão dispostas a repetir para melhorar.
Saúde Mental

Porque é que os jovens se magoam a si próprios?

Profundo mal-estar e dificuldade em lidar com as emoções pode levar os jovens e adolescentes a magoarem-se intencionalmente. Perguntas e respostas que ajudam a compreender comportamentos autolesivos.
Saúde Mental

O que são perturbações do comportamento alimentar?

Uma difícil relação com as emoções e com o corpo pode conduzir a uma relação disfuncional com comida. 12 perguntas e respostas sobre estas doenças, que afetam sobretudo mulheres muito jovens.
Saúde Mental

10 respostas para entender o luto e viver com ele

Perder alguém importante é uma experiência muito dolorosa pela qual todos deveremos passar um dia. Estas 10 perguntas e respostas ajudam a compreender o processo de luto.
Comportamento

A tirania das emoções

A solução não pode ser a de ficarmos presos aos excessos emocionais e ao seu uso como ferramenta política. Isso torna-nos reféns de uma tirania das emoções que nos impede de chegar a compromissos.
Adolescentes

Adolescentes perderam capacidades socioemocionais

Depois da pandemia há uma perceção mais negativa do apoio da família e há agora menos refeições em família. Quase metade dos adolescentes usa a net para fugir a sentimentos negativos, diz estudo.
Fact Check

Emoções diferentes geram lágrimas diferentes?

Publicação viral alega que lágrimas de cada olho são diferentes e mostram várias emoções. Não há qualquer prova científica disso mesmo.
Coronavírus

Universidade de Coimbra avalia emoções na Saúde

Estudo proposto pela Universidade de Coimbra vai analisar profissionais confrontados com "prolongada exaustão física e emocional e intensa tristeza, associadas à especificidade" da pandemia.
Euro 2020

Euro2020. Cólera foi a expressão facial mais vista

Análise de vídeos avaliou a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição.
Conversas de Fim de Tarde

O guia para as crianças lidarem com as emoções

O livro "O Meu Diário das Emoções", de Catarina Raminhos e Ana Mota Veiga, procura desmistificar as emoções e incentivar as crianças a exteriorizá-las. "Não há emoções boas ou más, todas são úteis." 
Convidado Extra

“Gerir tudo o que nos afecta é o nosso superpoder"

Margarida Vieitez e Patrícia Matos escreveram “Sucesso Emocional”, com os testemunhos de 24 personalidades (como Quaresma, Araújo Pereira ou Santana Lopes) que revelam como gerem as suas emoções.
Emoções

Programa informático avalia emoções em músicas

Investigadores da FCTUC criaram um programa informático que “reconhece a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas e melancólicas” e que “pode vir a ser aplicado em diversas indústrias”.
Saúde

Dois terços dos médicos sofrem exaustão emocional

66% dos mais de nove mil médicos inquiridos no estudo mostraram um nível de exaustão emocional. O 'burnout' na classe é a justificação de um problema que não se relaciona com "fragilidades pessoais".
Educação

OCDE quer medir educação social e emocional

A organização relembra a importância da empatia, capacidade de criar conexões pessoais ou de adaptação em diferentes ambientes, e relembra que as "soft skills" têm grande peso no futuro das crianças.
Emoções

Como viver com a culpa de matar alguém sem querer

O sentimento de culpa decorrente de matar alguém acidentalmente é uma das emoções "mais devastadoras" para um ser humano. Três especialistas contam como é que se pode (tentar) superá-la.
Emoções

As caras mudam de cor com as emoções. Quer ver?

Ficar "verde de raiva" ou "azul de tristeza" é normal. Irritados, felizes, emocionados ou tristes, a nossa cara expressa uma cor diferente para cada emoção que sentimos. E denuncia-nos.
Emoções

Hoje é o dia mais triste do ano, mas esqueça isso

A "Blue Monday" é o dia mais triste do ano e acontece na terceira segunda-feira de janeiro. É isso mesmo que está a pensar, hoje é o dia. Mas o essencial é "dar a volta à fórmula".
Atualidade

Os emojis já fazem 18 anos

Já usou emojis hoje? Estes símbolos usados para transmitir emoções em mensagens escritas fazem 18 anos. Os primeiros 176 foram adicionados à colecção do MOMA de Nova Iorque
Emoções

Homenagem a Graça Gonçalves, a Doutora Emoções

Deixo um desafio a todos os que acreditam na importância que a saúde emocional tem nas nossas vidas – conheçam a obra da Graça. Visitem o Lugar dos Afectos. Falem dele a amigos, filhos e desconhecidos
Futebol

Chapecoense. As emoções de um regresso ao relvado

O Chapecoense voltou aos relvados este fim-de-semana para disputar um jogo, depois da tragédia de 29 de novembro. A Arena Condá encheu-se para homenagear os seus mortos e os sobreviventes da tragédia.
Relações

A expressão das emoções

Prestamos sobretudo atenção a emoções expressas de maneira verbal. Mas falar de uma emoção não é necessariamente tê-la; e ter uma emoção não implica falar dela.
Amor

A pergunta que prevê se vai ser feliz aos 80 anos

Se tiver a quem telefonar para desabafar às 4 da manhã, então tem mais probabilidade de ser feliz e viver durante mais tempo quando chegar aos 80 anos. É que a solidão pode mesmo ser desgastante.
Emoções

Os cavalos reconhecem mesmo as emoções humanas

Um estudo diz que, quando uma pessoa está zangada, o animal pode olhar de lado - concretamente para a esquerda - e a frequência cardíaca aumenta.
Crítica de Livros

Conheça a basorexia sem ambiguofobia

Confesse: sente-se triste, sente-se "abhiman" ou sente-se "zal"? Seja qual for a resposta, garante Paulo Tunhas, "The Book of Human Emotions", de Tiffany Watt Smith, pode ajudá-lo.
Cão

O que o seu cão sabe sobre si

Fazem parte do grupo de animais irracionais mas, na verdade, os cães conseguem perceber muito sobre uma pessoa, seja se está a chegar a casa ou a sair, feliz ou triste.
Emoções

Pessoas mal-humoradas adaptam-se melhor à mudança

Um novo estudo concluiu que as pessoas mal-humoradas podem conseguir adaptar-se melhor às circunstâncias adversas. Há um preço a pagar pelo mau humor, mas a verdade é que às vezes pode resultar.
Viral

Sim, os gatos têm emoções. Eis 20, em fotografias

Frios e independentes? Um fotógrafo norte-americano prova precisamente o contrário com uma galeria de imagens que documenta as várias emoções que os gatos podem sentir. Chega para lá, Grumpy Cat.
Emoções

Crónica de verão (4): O dia de dizer adeus

Tu és aquela que os anjos escolheram para mim. Teus olhos, tua voz, teu corpo: dentro de mim alguma coisa soube-te minha desde o início e para o resto da vida.
Corpo Humano

O que a transpiração diz sobre si

Transpirar pode ser muito incómodo, mas é também revelador das nossas e emoções. E o cheiro - embora desagradável - tem um papel preponderante.
Videojogos

Porque não choramos nos videojogos?

Porque choramos com tanta facilidade nos filmes e tão pouco nos videojogos? É uma pergunta com resposta, segundo Miguel Tomar Nogueira, do Rubber Chicken.
Tecnologia

Pepper, o robô emocional que esgotou num minuto

Deteta as emoções humanas, reconhece expressões faciais e esgotou no mesmo dia em que foi lançado. No Japão, houve mil unidade de Pepper que foram vendidas por mais de 1.400 euros cada.
País

Eu é Outro

Mais logo virá a notícia fresca, e outra e outra ainda, a chegar com tal rapidez que nada assimilamos, tudo passa e se esquece à mesma velocidade.
Ciência

Pele eletrónica faz do corpo um computador

O caminho da fusão entre o homem e a máquina acaba de ficar mais curto, com um sistema inventado que transmite os pensamentos e emoções humanas sem fios.
Dinheiro

Más decisões económicas? A culpa pode ser da mente

Neurónios, emoções e hormonas. Na hora de tomar decisões relacionadas com dinheiro, as pessoas pode ser mais irracionais do que racionais. Apesar de acharem que estão a jogar pelo seguro.
Fotogaleria

O fotógrafo que capta emoções (e lhes dá sentido)

Adrian McDonald é um fotógrafo filósofo. Retrata emoções humanas fortes, desencadeadas por medos e conflitos. E tenta traduzir as imagens em palavras. Veja e leia. E depois reflita.
Neurociência

As carícias sabem bem... mas nem sempre

O cérebro é que manda. Felizmente também é ele que comanda as emoções. Esfregue as mãos e prepare-se para o carinho perfeito.
Ciência

Lê ficção? Então pode ser um bom amigo

Um estudo indica que quem lê ficção tende a viver as emoções das personagens como se fossem suas, e isso faz com que se torne mais compreensivo e empático com os outros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos