Dark Mode 49,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Emoções

Emoções

“Gerir tudo o que nos afecta é o nosso superpoder"

Margarida Vieitez e Patrícia Matos escreveram “Sucesso Emocional”, com os testemunhos de 24 personalidades (como Quaresma, Araújo Pereira ou Santana Lopes) que revelam como gerem as suas emoções.
Emoções

Programa informático avalia emoções em músicas

Investigadores da FCTUC criaram um programa informático que “reconhece a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas e melancólicas” e que “pode vir a ser aplicado em diversas indústrias”.
Saúde

Dois terços dos médicos sofrem exaustão emocional

605
66% dos mais de nove mil médicos inquiridos no estudo mostraram um nível de exaustão emocional. O 'burnout' na classe é a justificação de um problema que não se relaciona com "fragilidades pessoais".
Educação

OCDE quer medir educação social e emocional

A organização relembra a importância da empatia, capacidade de criar conexões pessoais ou de adaptação em diferentes ambientes, e relembra que as "soft skills" têm grande peso no futuro das crianças.
Emoções

Como viver com a culpa de matar alguém sem querer /premium

140
O sentimento de culpa decorrente de matar alguém acidentalmente é uma das emoções "mais devastadoras" para um ser humano. Três especialistas contam como é que se pode (tentar) superá-la.
Emoções

As caras mudam de cor com as emoções. Quer ver?

Ficar "verde de raiva" ou "azul de tristeza" é normal. Irritados, felizes, emocionados ou tristes, a nossa cara expressa uma cor diferente para cada emoção que sentimos. E denuncia-nos.
Emoções

Hoje é o dia mais triste do ano, mas esqueça isso

180
A "Blue Monday" é o dia mais triste do ano e acontece na terceira segunda-feira de janeiro. É isso mesmo que está a pensar, hoje é o dia. Mas o essencial é "dar a volta à fórmula".
Emojis

Os emojis já fazem 18 anos

Já usou emojis hoje? Estes símbolos usados para transmitir emoções em mensagens escritas fazem 18 anos. Os primeiros 176 foram adicionados à colecção do MOMA de Nova Iorque
Emoções

Homenagem a Graça Gonçalves, a Doutora Emoções

285
Deixo um desafio a todos os que acreditam na importância que a saúde emocional tem nas nossas vidas – conheçam a obra da Graça. Visitem o Lugar dos Afectos. Falem dele a amigos, filhos e desconhecidos
Futebol

Chapecoense. As emoções de um regresso ao relvado

O Chapecoense voltou aos relvados este fim-de-semana para disputar um jogo, depois da tragédia de 29 de novembro. A Arena Condá encheu-se para homenagear os seus mortos e os sobreviventes da tragédia.
Relações

A expressão das emoções

Prestamos sobretudo atenção a emoções expressas de maneira verbal. Mas falar de uma emoção não é necessariamente tê-la; e ter uma emoção não implica falar dela.
Amor

A pergunta que prevê se vai ser feliz aos 80 anos

327
Se tiver a quem telefonar para desabafar às 4 da manhã, então tem mais probabilidade de ser feliz e viver durante mais tempo quando chegar aos 80 anos. É que a solidão pode mesmo ser desgastante.
Emoções

Os cavalos reconhecem mesmo as emoções humanas

385
Um estudo diz que, quando uma pessoa está zangada, o animal pode olhar de lado - concretamente para a esquerda - e a frequência cardíaca aumenta.
Crítica de Livros

Conheça a basorexia sem ambiguofobia

Confesse: sente-se triste, sente-se "abhiman" ou sente-se "zal"? Seja qual for a resposta, garante Paulo Tunhas, "The Book of Human Emotions", de Tiffany Watt Smith, pode ajudá-lo.
Cão

O que o seu cão sabe sobre si

3938
Fazem parte do grupo de animais irracionais mas, na verdade, os cães conseguem perceber muito sobre uma pessoa, seja se está a chegar a casa ou a sair, feliz ou triste.
Emoções

Pessoas mal-humoradas adaptam-se melhor à mudança

1539
Um novo estudo concluiu que as pessoas mal-humoradas podem conseguir adaptar-se melhor às circunstâncias adversas. Há um preço a pagar pelo mau humor, mas a verdade é que às vezes pode resultar.
Viral

Sim, os gatos têm emoções. Eis 20, em fotografias

12172
Frios e independentes? Um fotógrafo norte-americano prova precisamente o contrário com uma galeria de imagens que documenta as várias emoções que os gatos podem sentir. Chega para lá, Grumpy Cat.
Emoções

Crónica de verão (4): O dia de dizer adeus

Tu és aquela que os anjos escolheram para mim. Teus olhos, tua voz, teu corpo: dentro de mim alguma coisa soube-te minha desde o início e para o resto da vida.
Corpo Humano

O que a transpiração diz sobre si

107
Transpirar pode ser muito incómodo, mas é também revelador das nossas e emoções. E o cheiro - embora desagradável - tem um papel preponderante.
Videojogos

Porque não choramos nos videojogos?

177
Porque choramos com tanta facilidade nos filmes e tão pouco nos videojogos? É uma pergunta com resposta, segundo Miguel Tomar Nogueira, do Rubber Chicken.
Tecnologia

Pepper, o robô emocional que esgotou num minuto

213
Deteta as emoções humanas, reconhece expressões faciais e esgotou no mesmo dia em que foi lançado. No Japão, houve mil unidade de Pepper que foram vendidas por mais de 1.400 euros cada.
País

Eu é Outro

Mais logo virá a notícia fresca, e outra e outra ainda, a chegar com tal rapidez que nada assimilamos, tudo passa e se esquece à mesma velocidade.
Ciência

Pele eletrónica faz do corpo um computador

O caminho da fusão entre o homem e a máquina acaba de ficar mais curto, com um sistema inventado que transmite os pensamentos e emoções humanas sem fios.
Dinheiro

Más decisões económicas? A culpa pode ser da mente

Neurónios, emoções e hormonas. Na hora de tomar decisões relacionadas com dinheiro, as pessoas pode ser mais irracionais do que racionais. Apesar de acharem que estão a jogar pelo seguro.
Fotogaleria

O fotógrafo que capta emoções (e lhes dá sentido)

643
Adrian McDonald é um fotógrafo filósofo. Retrata emoções humanas fortes, desencadeadas por medos e conflitos. E tenta traduzir as imagens em palavras. Veja e leia. E depois reflita.
Neurociência

As carícias sabem bem... mas nem sempre

112
O cérebro é que manda. Felizmente também é ele que comanda as emoções. Esfregue as mãos e prepare-se para o carinho perfeito.
Ciência

Lê ficção? Então pode ser um bom amigo

176
Um estudo indica que quem lê ficção tende a viver as emoções das personagens como se fossem suas, e isso faz com que se torne mais compreensivo e empático com os outros.
Emoções

Costuma procrastinar? Tenha atenção ao seu humor

366
Muitas vezes evitamos cumprir tarefas para não termos de lidar com a ansiedade que elas nos provocam. Alguns especialistas defendem que a cura para a procrastinação está na atenção dada às emoções.
Redes Sociais

Facebook pede desculpa por testes psicológicos

110
Depois de insistir que a experiência não violava os termos e condições da rede social, a empresa disse que não queria chatear ninguém.
País

Está triste? Feed do Facebook pode ser o culpado

Investigadores estudaram o comportamento de 600 mil utilizadores do Facebook selecionando feeds com comentários exclusivamente positivos, ou só negativos. Concluiram que influencia o utilizador.
A página está a demorar muito tempo.