Emoções
Emoções

Programa informático avalia emoções em músicas

Investigadores da FCTUC criaram um programa informático que “reconhece a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas e melancólicas” e que “pode vir a ser aplicado em diversas indústrias”.
Saúde

Dois terços dos médicos sofrem exaustão emocional

605
66% dos mais de nove mil médicos inquiridos no estudo mostraram um nível de exaustão emocional. O 'burnout' na classe é a justificação de um problema que não se relaciona com "fragilidades pessoais".
Educação

OCDE quer medir educação social e emocional

A organização relembra a importância da empatia, capacidade de criar conexões pessoais ou de adaptação em diferentes ambientes, e relembra que as "soft skills" têm grande peso no futuro das crianças.
Emoções

Como viver com a culpa de matar alguém sem querer /premium

140
O sentimento de culpa decorrente de matar alguém acidentalmente é uma das emoções "mais devastadoras" para um ser humano. Três especialistas contam como é que se pode (tentar) superá-la.
Emoções

As caras mudam de cor com as emoções. Quer ver?

Ficar "verde de raiva" ou "azul de tristeza" é normal. Irritados, felizes, emocionados ou tristes, a nossa cara expressa uma cor diferente para cada emoção que sentimos. E denuncia-nos.
Emoções

Hoje é o dia mais triste do ano, mas esqueça isso

180
A "Blue Monday" é o dia mais triste do ano e acontece na terceira segunda-feira de janeiro. É isso mesmo que está a pensar, hoje é o dia. Mas o essencial é "dar a volta à fórmula".
Emojis

Os emojis já fazem 18 anos

Já usou emojis hoje? Estes símbolos usados para transmitir emoções em mensagens escritas fazem 18 anos. Os primeiros 176 foram adicionados à colecção do MOMA de Nova Iorque
Emoções

Homenagem a Graça Gonçalves, a Doutora Emoções

285
Deixo um desafio a todos os que acreditam na importância que a saúde emocional tem nas nossas vidas – conheçam a obra da Graça. Visitem o Lugar dos Afectos. Falem dele a amigos, filhos e desconhecidos
Futebol

Chapecoense. As emoções de um regresso ao relvado

O Chapecoense voltou aos relvados este fim-de-semana para disputar um jogo, depois da tragédia de 29 de novembro. A Arena Condá encheu-se para homenagear os seus mortos e os sobreviventes da tragédia.
Relações

A expressão das emoções

Prestamos sobretudo atenção a emoções expressas de maneira verbal. Mas falar de uma emoção não é necessariamente tê-la; e ter uma emoção não implica falar dela.
Amor

A pergunta que prevê se vai ser feliz aos 80 anos

327
Se tiver a quem telefonar para desabafar às 4 da manhã, então tem mais probabilidade de ser feliz e viver durante mais tempo quando chegar aos 80 anos. É que a solidão pode mesmo ser desgastante.
Emoções

Os cavalos reconhecem mesmo as emoções humanas

385
Um estudo diz que, quando uma pessoa está zangada, o animal pode olhar de lado - concretamente para a esquerda - e a frequência cardíaca aumenta.
Crítica de Livros

Conheça a basorexia sem ambiguofobia

Confesse: sente-se triste, sente-se "abhiman" ou sente-se "zal"? Seja qual for a resposta, garante Paulo Tunhas, "The Book of Human Emotions", de Tiffany Watt Smith, pode ajudá-lo.
Cão

O que o seu cão sabe sobre si

3938
Fazem parte do grupo de animais irracionais mas, na verdade, os cães conseguem perceber muito sobre uma pessoa, seja se está a chegar a casa ou a sair, feliz ou triste.
Emoções

Pessoas mal-humoradas adaptam-se melhor à mudança

1539
Um novo estudo concluiu que as pessoas mal-humoradas podem conseguir adaptar-se melhor às circunstâncias adversas. Há um preço a pagar pelo mau humor, mas a verdade é que às vezes pode resultar.
Viral

Sim, os gatos têm emoções. Eis 20, em fotografias

12172
Frios e independentes? Um fotógrafo norte-americano prova precisamente o contrário com uma galeria de imagens que documenta as várias emoções que os gatos podem sentir. Chega para lá, Grumpy Cat.
Emoções

Crónica de verão (4): O dia de dizer adeus

Tu és aquela que os anjos escolheram para mim. Teus olhos, tua voz, teu corpo: dentro de mim alguma coisa soube-te minha desde o início e para o resto da vida.
Corpo Humano

O que a transpiração diz sobre si

107
Transpirar pode ser muito incómodo, mas é também revelador das nossas e emoções. E o cheiro - embora desagradável - tem um papel preponderante.
Videojogos

Porque não choramos nos videojogos?

177
Porque choramos com tanta facilidade nos filmes e tão pouco nos videojogos? É uma pergunta com resposta, segundo Miguel Tomar Nogueira, do Rubber Chicken.
Tecnologia

Pepper, o robô emocional que esgotou num minuto

213
Deteta as emoções humanas, reconhece expressões faciais e esgotou no mesmo dia em que foi lançado. No Japão, houve mil unidade de Pepper que foram vendidas por mais de 1.400 euros cada.
País

Eu é Outro

Mais logo virá a notícia fresca, e outra e outra ainda, a chegar com tal rapidez que nada assimilamos, tudo passa e se esquece à mesma velocidade.
Ciência

Pele eletrónica faz do corpo um computador

O caminho da fusão entre o homem e a máquina acaba de ficar mais curto, com um sistema inventado que transmite os pensamentos e emoções humanas sem fios.
Dinheiro

Más decisões económicas? A culpa pode ser da mente

Neurónios, emoções e hormonas. Na hora de tomar decisões relacionadas com dinheiro, as pessoas pode ser mais irracionais do que racionais. Apesar de acharem que estão a jogar pelo seguro.
Fotogaleria

O fotógrafo que capta emoções (e lhes dá sentido)

643
Adrian McDonald é um fotógrafo filósofo. Retrata emoções humanas fortes, desencadeadas por medos e conflitos. E tenta traduzir as imagens em palavras. Veja e leia. E depois reflita.
Neurociência

As carícias sabem bem... mas nem sempre

112
O cérebro é que manda. Felizmente também é ele que comanda as emoções. Esfregue as mãos e prepare-se para o carinho perfeito.
Ciência

Lê ficção? Então pode ser um bom amigo

176
Um estudo indica que quem lê ficção tende a viver as emoções das personagens como se fossem suas, e isso faz com que se torne mais compreensivo e empático com os outros.
Emoções

Costuma procrastinar? Tenha atenção ao seu humor

366
Muitas vezes evitamos cumprir tarefas para não termos de lidar com a ansiedade que elas nos provocam. Alguns especialistas defendem que a cura para a procrastinação está na atenção dada às emoções.
Redes Sociais

Facebook pede desculpa por testes psicológicos

110
Depois de insistir que a experiência não violava os termos e condições da rede social, a empresa disse que não queria chatear ninguém.
País

Está triste? Feed do Facebook pode ser o culpado

Investigadores estudaram o comportamento de 600 mil utilizadores do Facebook selecionando feeds com comentários exclusivamente positivos, ou só negativos. Concluiram que influencia o utilizador.
A página está a demorar muito tempo.