Desde dia 17 de agosto que circula nas redes sociais uma imagem que parece estar associada às várias reportagens filmadas no aeroporto de Cabul, onde se veem milhares de afegãos a tentar fugir do país após a tomada de poder por parte dos talibãs. Mais nenhuma informação adicional foi dada. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega falsamente que imagem pertence à fuga de milhares de afegãos no aeroporto de Cabul.

Para se perceber que a imagem não corresponde à situação problemática que se vive por estes dias no Afeganistão, basta consultar alguns fact-checkers que verificaram esta publicação e a consideraram como falsa. O fact-checker brasileiro Aos Fatos, por exemplo, descobriu que esta imagem pertence, na verdade, a um vídeo feito a 5 de janeiro de 2019 no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas.

Ou seja, trata-se da entrada repentina, assim que as portas se abriram, de centenas de adeptos durante uma partida entre o Dallas Cowboys e os Seattle Seahawks da NFL, a liga principal de futebol americano dos Estados Unidos da América. Tal como referido por aquele fact-checker, o vídeo foi registado pelo jornalista Jon Machota, do The Athletic. Em nenhum momento é referido, quer no texto, quer no vídeo, qualquer referência ao Afeganistão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com mais uma pesquisa percebe-se que este momento foi depois replicado em mais órgãos de comunicação social daquele país, como o USA Today ou pela revista Sports Illustrated. O Observador utilizou a plataforma de identificação de imagens, Google Images, para confirmar o que estava defendido naquele fact-check e sim, confirma-se: a imagem nada tem a ver com o aeroporto de Cabul mas sim com um jogo antigo de futebol americano.

Esta informação também foi desmentida pela agência Reuters ou pela AFP. A Reuters chegou mesmo a conversar com Jon Machota que confirmou ser o autor do vídeo. Aquele órgão de comunicação social refere ainda que, olhando para as imagens do vídeo com a máxima resolução, percebe-se que,  no canto inferior esquerdo, é possível ver uma loja de merchandising associada ao evento.

Não é a primeira vez que isto acontece naquele estádio,  já que em 2017, graças a uma filmagem partilhada pelo jornal The Dallas Morning News no seu canal de Youtube, é possível ver também centenas de adeptos a entrarem naquele recinto.

Conclusão

Ainda que várias imagens do aeroporto do Afeganistão tenham sido tornadas públicas nestes últimos dias, não é verdade que todas correspondam à realidade. Por exemplo, uma das mais recentes que surgiu no Facebook alega que aquele aeroporto foi invadido por afegãos com medo dos talibãs. Só que a imagem pertence a um jogo da NFL que decorreu em 2019 no Texas. As imagens foram registadas e partilhadas por vários órgãos de comunicação social norte-americanos e nada têm a ver com o que se passa no Afeganistão.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge