Circula no Facebook uma alegada campanha da marca de eletrodomésticos LG na qual é promovida a oferta “aleatória” de 300 frigoríficos a quem comentar “obrigado” na publicação. Mas trata-se de um concurso falso. Ao Observador, fonte oficial da LG Portugal desmente a informação e garante que a página é falsa.

De acordo com a publicação, numa página denominada “LG fans” que conta com três seguidores, os frigoríficos estão a ser oferecidos porque têm alguns de defeitos, mas estão em “boas condições de funcionamento”. À data da publicação deste Fact Check, o conteúdo conta com mais de 70 comentários e 160 partilhas.

Contactado pelo Observador, o gabinete de comunicação da LG Portugal afirma que o conteúdo é falso.

No seguimento da situação exposta informamos que essa informação não é verdadeira, logo, a página não se trata de um canal de informação oficial da LG Portugal. Poderá verificar até mesmo pela própria linguagem utilizada pela página”, lê-se na resposta enviada por e-mail.

A empresa acrescenta que, “infelizmente às vezes se depara com casos destes”. A página de Facebook “LG fans” tem o logótipo oficial da empresa e até o slogan, mas este concurso é o único conteúdo disponível.

Este não é o primeiro caso de apropriação de uma marca reconhecida pelos consumidores portugueses para promover alegados concursos que, na verdade, não têm qualquer relação com as empresas a que sugerem estar associados. Em muitos casos, o que está em causa são campanhas de recolha de dados pessoais mascaradas de promoções agressivas promovidas nas redes sociais.

Conclusão

É falso o concurso que está a circular nas redes sociais e que visa a LG. De acordo com uma publicação de Facebook, a marca tem para oferta 300 frigoríficos a quem comentar “Obrigado”. Contactada pelo Observador, a LG Portugal garante que o conteúdo é falso: “A página não se trata de um canal de informação oficial” da empresa.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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