Na reta final da campanha para as presidenciais dos Estados Unidos da América, a decorrer no próximo mês de novembro, continuam a surgir várias publicações virais que merecem ser verificadas. Uma delas, partilhada no Instagram no passado dia 7 de outubro, mostra um vídeo no Texas onde, alegadamente, se pode ver um livro atribuído a Kamala Harris, candidata democrata, composto exclusivamente por páginas em branco. Trata-se, no entanto, de uma obra satírica e, por isso, de um livro não oficial e não biográfico da ainda vice-presidente dos EUA. Ou seja, estamos perante uma publicação falsa.
No vídeo, de facto, vemos uma secção de livros a ser mostrada dentro de uma cadeia de supermercados. O sítio em causa está repleto de bandeiras dos Estados Unidos colocadas ao alto e o autor alega que está num Walmart, um dos supermercados mais conhecidos daquele país. No entanto, o autor da publicação partilha um texto que nada tem a ver com o vídeo que o Observador está a verificar, o que suscita algumas dúvidas sobre a sua veracidade.
Depois, as legendas do vídeo demonstram, de certa forma, espanto perante o livro alegadamente em branco de Kamala Harris, o que pode induzir as pessoas em erro: dá a entender que a vice-presidente dos EUA escreveu um livro sem qualquer tipo de conteúdo.
O livro dá pelo nome de Achievements, ou seja, os feitos alcançados por Kamala Harris ao longo da sua vida profissional. Ao estar em branco, diz-nos que a ex-procuradora-geral da Califórnia nunca fez nada de relevante no seu percurso profissional.
Contudo, através de uma pesquisa por informações sobre este livro numa plataforma de venda de produtos como a Amazon, é possível encontrar uma informação relevante: a obra foi escrita por Jason Dudash e ilustrada por Michael Boles, que não têm qualquer relação com a campanha de Harris. Além disso, nas notas biográficas sobre o livro, é possível ler que, “por causa de advogados de esquerda, este livro está, sobretudo, em branco”. Ou seja, estamos perante um conteúdo satírico. Em todos os artigos de imprensa que o Observador consultou, é sempre referido que o livro é uma obra de humor e sátira.
Kamala Harris tem, por outro lado, livros associados, como As Verdades Que Nos Movem, que pode ser comprado atualmente em países como Portugal.
Conclusão
Não é verdade que Kamala Harris seja autora de um livro com páginas em branco. Trata-se de uma obra satírica criada por outro autor e que está atualmente à venda. Pode ser comprado em locais com a Amazon e, dentro das notas biográficas, é possível ler que se trata de um conteúdo humorístico.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.