Um vídeo está a circular nas redes sociais como sendo o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a fugir para um abrigo durante um ataque do Irão a Israel no passado dia 1 de outubro.

As imagens estão a ser partilhadas em redes sociais como o Facebook. Os reels somam vários gostos e partilhas. “Netanyahu foge para os bunkers tão depressa como os rockets”, lê-se em várias publicações.

Só que as imagens, de facto, não são referentes ao ataque do Irão nem sequer são recentes. O vídeo remonta a 2021, quando o primeiro-ministro de Israel correu para votar no parlamento israelita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi Benjamin Netanyahu que publicou o dito vídeo, na rede social X (Twitter, na época), a 13 de dezembro de 2021, com a seguinte legenda: “Tenho sempre orgulho de correr por vós. Foi filmado há meia hora no Knesset”. Netanyahu estava a apressar-se para votar no Knesset, o parlamento israelita, para uma lei que viria a ser aprovada por apenas um voto, reportava a imprensa local na altura.

Conclusão

O vídeo em questão não mostra Benjamin Netanyahu a correr para um bunker após os ataques com mísseis do Irão a 1 de outubro de 2024. Uma publicação de Netanyahu mostra como as imagens foram captadas no interior do parlamento israelita e três anos antes.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge