Uma publicação de Facebook, do passado dia 29 de junho, alega que a cadeia de supermercados Pingo Doce apresentou etiquetas, amarelas e verdes, com preços diferentes para os mesmos produtos. “Fui ver as velas e, tal com o gel de duche, tinha duas etiquetas com preços super baratos. Que vergonha. Quem nunca reparou nos preços antes que tenha muita atenção. Estão a obrigar os consumistas das promoções a levar produtos só porque estão mais baratos.” O autor acusa, por isso, aquela marca de “aldrabar” pessoas menos atentas. Ainda assim, estamos perante uma publicação falsa.

Publicação alega que Pingo Doce anda a manipular os consumidores. É enganador.

No fundo, o que é que o autor pretende demonstrar? Que, por exemplo, as velas em questão, num primeiro momento, teriam um preço de 2,49 euros — quando antes custavam 3,34 euros. Mas com a nova etiqueta, neste caso verde, custam 3,34 euros, quando antes custavam 4,99 euros. Segundo o Pingo Doce, que foi questionado pelo Observador, as etiquetas verdes referidas “não são referentes a promoções”. “A 13 de junho o Pingo Doce tomou a decisão de baixar mais de 1500 preços de prateleira e as etiquetas verdes servem para identificar essa descida de preço aos nossos clientes, mostrando o novo preço da prateleira, que não é uma promoção, mas sim um novo preço que veio para ficar”.

Helena Rocha, responsável pelo gabinete de Relações com os Media daquela marca, pega no exemplo do gel de banho, da marca Lactourea 650 ml, referido na publicação original, para desmentir o autor. “Desde o dia 13 de junho que esse produto tem um novo preço de prateleira, mais baixo, de 3,89 euros, como se lê numa das etiquetas e, entre 20 de junho a 3 de julho, esteve em promoção com mais de 25% de desconto”. Ou seja, durante este último período, o gel de banho teve um preço final mais baixo: 2,89 euros. “Terminado o período de promoção, a etiqueta em vigor voltou a ser a da cor verde”, explicou.

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Autor publicou dois tipos de etiquetas com preços diferentes para acusar o Pingo Doce de manipulação.

Esta dinâmica de promoções abrange cerca de 1500 produtos do Pingo Doce, que terão visto o seu preço descer no mês passado. “As promoções vigoram num determinado período e estão assinaladas com as etiquetas amarelas que indicam o preço sem promoção riscado, o preço final com a promoção e o período em que estão em vigor”, refere a marca portuguesa. No fim de cada promoção, essas etiquetas são retiradas.

Conclusão

Um autor de uma publicação de Facebook alega que o Pingo Doce está a manipular os preços de diferentes produtos para enganar os consumidores. Ora, essa mesma marca veio desmentir esta publicação ao Observador, explicando que estas etiquetas não são referentes a promoções. Por exemplo, no caso das etiquetas verdes, há, de facto, uma descida de preço que “veio para ficar”. Quanto às outras etiquetas, as amarelas, essas sim representam uma determinada promoção que vigoram num determinado período. Nessas etiquetas é possível ver o preço sem promoção, o preço final e o período em que a promoção vigora.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

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