O post em questão refere-se a duas imagens onde é possível ver dois carros-tanque supostamente a patrulhar as ruas da capital inglesa. A publicação afirma ainda que as patrulhas na cidade começarão a ser feitas com aqueles veículos a partir de 2025.
As imagens partilhadas tornaram-se virais nas redes sociais e, por isso, dias depois o autor da publicação original (que partilhou inicialmente as imagens no dia 1 de abril) revelou que tinham sido criadas com recurso a Inteligência Artificial e que não correspondiam à realidade, tratando-se apenas de uma partida do Dia das Mentiras. O autor da publicação explica ainda que, “embora as imagens não sejam reais, vivem-se tempos em que são necessárias mais medidas de defesa”.
Alguns utilizadores apontaram as semelhanças entre os carros-tanque mostrados nas imagens e outro tipo de veículo, o Lenco BearCat, suspeitando, por isso, de que a publicação era real. Contudo, os Lenco BearCat são utilizados apenas por unidades especiais, como as equipas SWAT, em operações especiais que envolvam ameaças terroristas ou situações com reféns e, portanto, a sua utilização não seria aplicável à patrulha de ruas, como é sugerido no post.
Conclusão
Circulam nas redes vários posts que afirmam que vão começar a circular carros-tanque nas ruas de Londres, a partir de 2025, para patrulhar a cidade. Contudo, a afirmação, bem como as imagens que a acompanham, não correspondem à verdade. Trata-se de uma publicação feita no Dia das Mentiras e o autor do post original veio confirmar, dias mais tarde, que a afirmação era falsa e que as imagens tinham sido criadas por Inteligência Artificial.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.