Nos últimos dias surgiram publicações na rede social Facebook acompanhadas por uma cópia de uma fatura de um restaurante português, com o valor total de 9.400,60 euros, sugerindo-se que se trataria de uma despesa feita pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva, por ocasião da sua recente visita oficial a Portugal, durante o mês de abril. Numa dessas partilhas, a acompanhar a imagem, pode ler-se: “Esse é o pai dos pobres, Lulinha paz e amor.”

“O garçom tirou cópia da conta do Lula no almoço com os seus comparsas, em Portugal. Uma bagatela de 9.400 euros, 52.360 reais. Como todo o ditador, ele come a melhor comida e toma os vinhos mais caros do mundo. E é um presidente dos pobres, sim dos pobres miseráveis que acreditam nessa figura abjeta”, lê-se no texto que acompanha uma das publicações.

No talão pode verificar-se, de facto, que grande parte do valor corresponde ao consumo de três vinhos franceses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Basta, porém, olhar para a alegada fatura para se perceber que se trata da mesma que circulou no final do ano passado na rede social Facebook, aquando a visita anterior de Lula da Silva a Portugal. Já na altura surgiu associada a despesas do à data Presidente eleito. A fatura, que agora reapareceu em várias publicações, tem a data de 16 de Novembro de 2022 e é referente a uma refeição no Solar dos Presuntos, em Lisboa.

E o mistério é facilmente desmontado por esse detalhe. A data da fatura permite concluir, sem margem para dúvidas, que não se trata de qualquer refeição que o Presidente do Brasil tenha feito em Lisboa durante a última viagem oficial, tal como exclui que se trate de uma refeição feita aquando da viagem de novembro, conforme o Observador já tinha avançado. Isto, porque consultando a agenda de Lula da Silva é possível perceber que o Presidente eleito do Brasil se encontrava no Egito, a participar na COP27, tanto no dia 16 como no dia 17 de novembro, tendo viajado para Portugal apenas a 18 de Novembro — dois dias depois da data que consta na fatura.

Esta mesma fatura também já tinha surgido em publicações do Facebook, no final do ano passado, associada a um almoço realizado no Solar dos Presuntos por ocasião do centenário do escritor José Saramago e que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e de Pilar del Rio, mulher do escritor distinguido com o prémio Nobel da literatura em 1998. Na altura, tanto o gabinete do primeiro-ministro como o próprio restaurante desmentiram a alegação, negando que o valor do talão correspondesse a qualquer uma das refeições mencionadas. Na mesma altura, também houve utilizadores da rede social Facebook a imputarem a despesa ao Presidente Moçambicano, mas a fatura também não corresponde ao período da visita de Filipe Nyusi a Lisboa, que decorreu entre os dias 18 e 20 de novembro.

Conclusão

As publicações que agora circulam sobre uma alegada refeição de perto de 10 mil euros de Lula da Silva em Lisboa são falsas. Não é a primeira vez que imagens desta alegada fatura circulam e, mesmo que se trate de um talão verdadeiro, a sua emissão aconteceu numa data em que o Presidente do Brasil não estava sequer em território nacional. No dia 16 de novembro de 2022, Lula estava ainda no Egito, com agenda no âmbito da COP 27.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge